terça-feira, 19 de junho de 2018

A Lua Nasce.


A Lua nasce lá em “Ponta Negra”.
Ouvi dizer que aquela bomba que quase riscou do mapa “Hiroxima”, meu amor, hoje serve de “espoleta” para a Bomba de Hidrogênio, e que esta seria capaz, reunidas, de riscar o mundo do mapa. -- Égua, como dizem os paraenses!  Não sei, e quem sou eu para me meter a falar de coisas que somente “linguarudos”, como o Einstein, são capazes. Mas o que eu queria mesmo dizer, em tão poucas e analfabetas palavras, aos meus amados ouvintes, é que o homem é capaz de partir, quebrar, fundir, ou seja lá o que for, um átomo de Hidrogênio, o mais simples dos mortais átomos do mundo; mas esse mesmo homem; e nem todos os Einstein do mundo reunidos seriam capazes de fazer um átomo de hidrogênio; nunca; jamais; nem daqui a muitos milhões de anos! Outra coisa: nunca também jamais o homem, formiguinhas jogando “peladas” e vagando sem rumo neste zero pequenino, será capaz de descobrir, com todas suas “filosofias” reunidas, como tudo isso aconteceu; muitos acreditam que tudo foi feito em sete dias, por um ser superior chamado “Deus”, um ente “criado” pela fértil imaginação dos homens, feito sob medida para iludir nossa triste realidade. Não sei. Só sei que é extrema “burrice” querer saber como tudo isso começou, nem como tudo isso vai acabar; e nem todos os versos e poesias do mundo reunidos é mais lindo, mais belo, mais emocionante, que um “Pôr-do-sol”, ou o “Nascer da Lua”, toda molhadinha e bela e sensual e linda e solitária, surgindo das profundezas dos verdes mares de “Ponta Negra”, quem sabe a mais linda praia do mundo, só perdendo,  e agora  puxo a brasa pra minha sardinha, para “Salinas”, lá no meu Estadão do Pará!
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: