domingo, 24 de março de 2019

DOMINGO... FILOSOFANDO...


Domingo, filosofando na Rua das Meninas Desonestas.
Adão, não resistindo aos encantos da Eva, comeu a “maçã” -- era assim que antigamente se chamava a frutinha mais azedinha e ao mesmo tempo mais venenosa e doce e perigosa de se comer. Foi quando Deus, não gostando da brincadeira, expulsou a gente das doçuras do paraíso, fato que eu até hoje nunca concordei. Porquê tudo isso, Meu Deus? Sabemos que muitas mulheres, fatais como Eva, ficaram ricas e famosas, principalmente lá nos “States”, usando homens ricos e famosos como degraus para subir na vida, hoje acusam esses mesmos homens de terem sido assediadas, algumas até comidas, quando ainda mocinhas, menininhas, “virginais” ainda, em todos os lugares.  Assediou -- era o me dizia o velho Raimundo, amigo meu, filósofo e psicólogo aposentado, lá do “Veropeso”, em Belém do Pará -- tem que transar; se não, meu filho, vem outro mais esperto, come, e põe logo a culpa em você, lá na Delegacia das Mulheres. Um dos personagens mais famosos dos livros do Jorge Amado, dizia que conhecia um cara que conseguia passar até uma semana sem derrubar uma das suas negas, nas areias quentes das praias da Bahia; e que “ouviu falar” de um que passava mais de trinta dias. Tem muita gente por aí que não acredita que haja padres, papas, bispos, cardeais que passam suas vidas inteiras em “brancas nuvens”; mas acham que por isso mesmo essas criaturas de Deus tem seu lugar garantido nos reinos dos céus; aliás, uma coisa que eu gostaria muito de saber: Jesus, comeu ou não comeu a hoje Santa Madalena?  
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: