segunda-feira, 28 de abril de 2014

Não sou, nem somos traidores!


De tanto ver e ouvir dizerem que os militares são os mais cruéis “torturadores”, meu neto também veio me perguntar:- - Vô, você também é um torturador? Um tanto quanto sem graça, tento explicar que não; que “lógico que não!”; que não sou, nem nunca fui, nem nunca serei torturador. Nem eu, nem a imensa maioria dos nossos militares. E lá vou eu tentando explicar o “inexplicável”, para uma criança facilmente “doutrinável”; facilmente iludível de todos os jeitos e maneiras. Imensa maioria de crianças dominadas por uma imprensa totalmente comprada, covarde, servil. Quanto vale a alma de um jornalista que se vende?   

Dentro de uma sala de aula, um professor é “um rei”; tudo o que o que ele diz, “é verdade”. Quantos estão sendo pagos para “doutrinar” os seus crédulos e ingênuos alunos? Quantos, espalhados por esse Brasil inteiro, fazem de suas salas de aula plataformas de ideais comunistas?  Quantos?  Há poucos dias li que o nome de uma escola no Rio Grande do Sul teve o nome de um ex-presidente, “general torturador”, trocado pelo nome de um conhecido e sanguinário guerrilheiro.

 Como é difícil lutar contra forças sem Deus, sem leis, sem piedade e cheia de pecados! O Poder Legislativo dominado; todos os outros poderes, nas mãos dos “poderosos”.  Todos nas palmas das mãos douradas de crimes! Torna-se difícil lutar contra tamanhas forças! Como é difícil explicar, para uma criança, o que é, ou onde está a verdade.  Cada qual tem a sua verdade. Somos anjos ou demônios; depende da viseira de cada um.

Entrei na Escola Preparatória de Cadetes do Ar em 1957, e durante mais de trinta longos anos dediquei-me inteiramente aos serviços da pátria; eu e todos os outros que juntos cruzamos aqueles veneráveis portões, e de todos os outros que também cruzaram os portões das Escolas Preparatórias da Marinha e do Exército. Das Escolas de Formação de Sargento, Cabos e Soldados. De todos os Colégios Militares! Começaria tudo outra vez, se possível fosse, meu amor!

Se aqueles militares que se lançaram de peito aberto contra “as garras comunista”; garras que queriam transformar o Brasil numa imensa e torturada Cuba, e que por isso ficaram com dolorosas marcas gravadas em razão de lutas fratricidas; marcas gravadas para sempre nos seus peitos e em suas almas; que deram suas vidas em prol da liberdade e que hoje são taxados de “torturadores”, -- então só me resta perguntar a Deus se ele pode “nos perdoar”; e talvez ele perdoe o que nós fizemos, ou dizem que fizemos. Agora, eu só não sei como Deus poderá perdoar a si mesmo pelas terríveis marcas que está deixando gravadas no peito sagrado e ensanguentado deste Brasil tão grande, tão amado e tão traído, hoje mergulhado na mais cruel, dura e dolorosa guerra civil!

Coronel Maciel.

 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

PM bom é PM morto!


Assim como o Brasil, Natal já foi um lugar bom e tranquilo de se viver. Foi. Não é mais. Semana passada eu fui assaltado: trezoitão apontado na direção da minha cabeça já bem branquinha e assustada, roubaram meu FIAT UNO e todos meus documentos. Ainda pensei reagir, mas na hora lembrei-me do meu neto, que me esperava sozinho em casa.

Lindas casas avarandadas, com piscina e coisa e tal, rodeiam o condomínio de apartamentos onde eu moro. Lindas residências que estão sendo “abandonadas” e anunciadas para venda, mas que ninguém tem coragem de comprar. Os assaltos se multiplicam no bairro de Capim Macio, lugar que escolhi para viver na tranquilidade da minha última idade. Ledo engano. Ontem a casa de uma dessas muitas senhoras, velhinha de seus quase 90 anos -- que já não tem parentes na terra, pois todos a esperam no céu -- e que estava sozinha em casa, foi invadida; levaram tudo! Entrevistada, ela agradeceu a Deus por estar dormindo e “não ter visto nada”.  

O Brasil inteiro está sendo assaltado pelos bandidos da dona Dilma. Mas ninguém faz nada; ninguém diz nada; ninguém sabe de nada. Se o pobre coitado de um soldado “PM”, prestes a ser morto pelo bandido, dá sorte e mata o bandido, está “fudido e mal pago” – pois em questão de minutos aparecem mais de mil defensores dos “direitos dos bandidos”, montados numa imprensa comprada, servil, idiota e caem em cima do pobre coitado, transformado em vil assassino.  Hoje o refrão mudou! Hoje o refrão tem sido assim: PM bom é PM morto!

Não sei onde, nem aonde, nem como isso tudo vai chegar. Ou melhor: sei e não sei. Sei que os militares, humilhados e ofendidos, ensarilharam as armas e recolheram-se aos quartéis. Foram e continuam sendo atacados com as mais vis humilhações. Humilhações sofridas, vividas, impossíveis de serem esquecidas...

Coronel Maciel.

 

 

 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Militares em greve! Militares expulsos da FAB!


Determinadas classes de trabalhadores conseguem tudo o que querem. Carteiros, bancários, motoristas de ônibus, de metrôs; dos trens da Central e até essas meninas ditas “desonestas”, que andam balançando suas bolsinhas pelas ruas, também conseguem tudo e de tudo!

Já outras classes, não e nunca! - Por exemplo: os professores. Principalmente as nossas sofridas e queridíssimas “professorinhas”. Essas podem passar meses e mais meses em greve que ninguém liga. Só os desesperados pais preocupados com o futuro dos filhos. Policiais militares, muitos deles morrendo feito mosca pelas ruas e do Corpo de Bombeiros, já estão, ousada e perigosamente, entrando também em greve! É Copa do Mundo que se aproxima, com seus dias vestidos com seus uniformes “negros e vermelhos”, precursores dos dias incendiários que estão chegando. Dona Dilma que se cuide. Quem semeia vento, colhe tempestade!

E os sofridos, mal pagos, humilhados, ofendidos, derrotados -- mas sempre obedientes e disciplinados militares das três Forças Armadas, por que não podem também entrar em greve? – Ora, se todos somos filhos de Deus, e por que não dizer? -- filhos deserdados e abandonados da dona Dilma? -- Por quê?

Mas pô, diz o meu barbeiro carrancudo:- - Vocês vivem em greve! – Vocês passam a vida inteira em greve! – “Me” digam, perguntam-me os milhões de brasileirinhos que nunca serviram a pátria: -- O que é que vocês fazem dentro desses enormes quartéis, atravancando o trânsito em todas grandes cidades? - O que é que vocês fazem dentro desses charmosos fortes nas praias de Copacabana, da Urca, ou bronzeando-se junto das mais belas morenas nas praias ensolaradas, em vários outros fortes, ao longo do imenso litoral brasileiro? E pilotando esses badalados aviões supersônicos? E dentro desses vagarosos submarinos? Desses obsoletos tanques de guerra?

É isso o que muita gente pensa de todos nós militares. – “Esses caras” não fazem nada, a não ser viver esquecidos nas longas e distantes fronteiras. Só sabem estudar, estudar e estudar; marchar, marchar e marchar e fazer bolorentos planos de guerra contra os nossos eternos inimigos, os coitados dos argentinos. Militares que só aparecem quando acontece alguma dessas cíclicas e esperadas enchentes, ou quando acontecem dolorosas tragédias aéreas. -- Pra que então manter esse bando, como diz o Lula, de generais; de coronéis, sargentos, cabos, soldados, taifeiros, sem nada o que fazer?

 

 É sempre assim! É somente em certos momentos dolorosos da nossa história que alguém se lembra de “nóis”. – Como, por exemplo, em 64. A única classe de militares que realmente preocupa quando “entram em greve” é a dos sargentos controladores de voo. Greve de controladores de voo quando vem, vem quente! Vem lascando o cano!  Basta um dia parado para que se estabeleça o caos em todas as aerovias. Caos total. Caos no Brasil inteiro. Se fossem controladores civis conseguiriam tudo!  Mas, em sendo militares, o que conseguem é cadeia; é pau nas costas; pau na moleira, na mulher, nos filhos, nos netos, nos  avós.

O Superior Tribunal Militar manteve recentemente a condenação de oito militares da FAB acusados do crime de motim, por terem participado da paralisação ocorrida em março de 2007, e que deixou nos calços todos os aviões, interditando o espaço aéreo do país e que ficou conhecido como “apagão aéreo”.  Foram expulsos das fileiras da FAB!

É por isso que eu digo e torno a repetir:- - Militares nunca mais! Nem balas, nem fuzis, nem canhões. Só lágrimas e ficar rezando para que alguém tenha piedade de “nós”.

Ó dona Dilma Pasadena, afundadora da Petrobrás, tende piedade de “nóis”...

 
Coronel Maciel.  

 

 

terça-feira, 22 de abril de 2014

Embriaguem-se...


Eu hoje acordei ouvindo uma voz já bem distante que me dizia: embriague-se, velho e desolado corona! Será que era a voz do sempre embriagado e sempre amigo Charles Baudelaire? – E ele me dizia: - - Embriague-se! – Embriague-se sempre, se não quiseres sentir o peso do tempo que te pesa, que te esmaga! Embriague-se com vinho, com poesia, com virtudes, como queiras! E quando nas escadarias de um palácio, ou nas bordas verdejantes de um vale, ou na desolada solidão de um quarto despertares e sentires que a embriaguez se dissipou, pergunta então que horas são ao vento; que horas são às ondas dos mares; às estrelas que passam ligeiras; a um pássaro que voa; a tudo o que suspira, ou se move, ou canta, ou baila... E o vento, a onda, a estrela, o pássaro te responderão:- - É hora de embriagar-se!

Embriaguem-se todos, se não quiserem ser escravos martirizados do tempo! Embriaguem-se sem cessar! Com vinho, com poesia, com virtudes! Com o que quiserem...

Por isso que agora vou pegar minha viola, vou cantar noutro lugar, ouvindo as ondas dos mares da minha linda praia de Redinha, pertinho aqui de Natal...

Um adeus; até breve...

Coronel Maciel.

 

 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Deuses e Diabos.


Às vezes eu fico pensando cá com os meus botões: que maldição essa minha de querer ficar pensando ter vindo ao mundo para consertá-lo? Em querer eu, velho piloto hangarado, consertar esse Brasil, tão grande, tão amado e tão traído? – Luta inglória. Mas, vamos lá; vamos em frente, que atrás vem gente.

Comecemos com essa do pugilista “negro” americano Rubin "Hurricane" Carter, que ficou preso injustamente 20 longos! Ficaria preso, se fosse um pugilista branco? Muita coisa mudou nos Estados Unidos! – Quem diria que um negro seria hoje o presidente da nação mais rica e democrática do mundo? -- Ora, diz o meu barbeiro: -- 20 anos não é nada, se comparado com a imortalidade da alma... -- Ora, digo eu: há quantos anos os milhões de brasileirinhos vivem presos injustamente nas garras comunistas do Lula e da sua cachorrinha de estimação, sofrendo nessa verdadeira esculhambação que virou o Brasil?

Difícil é revelar verdades históricas. Mais difícil ainda é explicar às novas gerações os fatos acontecidos em 64, tão deturpados esses fatos foram! Quem conta um conto, aumenta ou diminui um ponto. Como é difícil explicar às novas gerações o papel dos militares brasileiros na Revolução de 64! Como é difícil explicar figuras como a do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco nos episódios ocorridos naqueles tempos! -- Como explicar figuras como Hitler? Se formos analisar sem medo e sem paixões a figura de Hitler; do “Cabo” Hitler, logo após a derrota e as humilhações sofridas pelos alemães na primeira mundial, veremos que Hitler foi um verdadeiro líder. Um líder que tirou a Alemanha do fundo do poço e a elevou à potência mundial e monumental. Não fossem as barbaridades cometidas contra os judeus e outras minorias, seria referência mundial.     

Sem os generais de 64; sem a “Ditadura”, não haveria democracia no Brasil, nem dona Dilma seria hoje presidente-comandante-em-chefe das Forças Armadas! Continuaria sendo ESTELA, ou WANDA, ou LUIZA, ou MARINA, ou MARIA LÚCIA, codinomes usados por DILMA ROUSSEFF quando cruel guerrilheira, e com certeza estaria hoje comandando “Pelotões de Fuzilamento”, caso não houvesse acontecido a pronta intervenção dos militares, evitando que o Brasil se transformasse numa imensa Cuba!

São poucos os que têm hoje coragem de mostrar às novas gerações o outro lado da história. Mostrar que esses “coitadinhos” que hoje nos governam são todos iguais a ratos. Ratos guabirus que conseguiram escapar da ratoeira e que estão aí guinchando alto; podemos vê-los em todos os buracos; em todos os postos chaves do governo.

Hoje estamos sós. -- Sós, desiludidos, humilhados, ofendidos, fudidos e mal pagos. Não temos defensores em lugar nenhum. Nem no Parlamento, nem nas escolas, nem nas universidades, nem nas igrejas e muito menos na imprensa servil. Tudo bem. Só nos resta então rezar e esperar pelos acontecimentos, acontecimentos tristes e quem sabe? -- sangrentos acontecimentos que se aproximam, mas sabendo que ser grande não é lutar por uma grande causa; ser grande é lutar por uma palha, quando a nossa honra está em jogo, como dizia aquele velho bardo inglês!

Coronel Maciel. 

 

 

 

                                    

domingo, 20 de abril de 2014

Por obra e graça do Espírito Santo.



O meu barbeiro preferido é um profundo conhecedor da sua inseparável Bíblia Sagrada.  Dia destes, só pra chatear, lhe fiz esta sagrada e um tanto quanto capciosa pergunta:- - Me diz uma coisa:- - Quem é mesmo o pai de Jesus? -- Mas você só me faz perguntas de prova, coronel!  E cada uma! – Todo mundo sabe que Maria ficou esperando o nosso menino Deus por obra e graça do Espirito Santo, meu caro coronel tão cheio de pecados! -- E como foi que o nosso bom José reagiu quando ficou sabendo que sua noiva estava “esperando neném”, se ele nunca havia “dormido” com ela? – Ah, deixa isso pra lá.  São coisas que só Deus explica. Ainda mais pra você, que vive dizendo que “graças a Deus é ateu”.

Gosto de conversar com o meu barbeiro, mesmo reconhecendo que às vezes abuso da sua ingenuidade. Mas de qualquer maneira tenho que reconhecer que já aprendi muita coisa com ele; principalmente coisas sobre sexo! Aprendi que “sexo exagerado” é igual a esses vícios que afligem a humanidade. Cocaína, crack, cachaça. Aprendi que o sexo correto é o sexo “caseiro”; aquele sexo comportado sem muita “safadeza”, como ele mesmo diz. O sexo exagerado vicia o cidadão, e leva a esses tarados que não podem ver mulher, -- me diz ele e fica me espiando, com um olhar cheio de censura. -- Quem é o seu Deus afinal, pergunta ele, já quase perdendo a “esportiva”. – Ora, respondo, -- O meu Deus é o mesmo Deus de Baruch Spinoza. – Quem? – Quem é esse santo pecador que eu nunca ouvi falar na minha vida?

Tento explicar que é um bom tipo de “Deus”; um Deus que está muito mais preocupado em manter em perfeito equilíbrio as suas enormes galáxias! -- Galáxias? – Sim, galáxias. Ou você não sabe o que são galáxias? Esse Deus que você nunca ouviu falar, meu caro barbeiro, é ótimo tipo de Deus! -- Um Deus que não está “nem aí” pela sorte e ações dos homens aqui na terra, nem por outros milhões de habitantes de outros milhões planetas espalhados pelo universo se fim! Um Deus que me convida a desfrutar os prazeres da vida; que me convida a me divertir e desfrutar tudo o que ele criou para mim, para nós, e para você também, barbeiro! -- Mas esse Deus não existe, coronel! -- Pelo menos não consta na minha Bíblia Tão Sagrada, me diz ele, preocupadíssimo com minhas heresias.

Realmente. Como é difícil explicar esse Deus, para mim o verdadeiro Deus; o Deus de Baruch Spinoza. O mesmo Deus de Albert Einstein!

Coronel Maciel.

sábado, 19 de abril de 2014

Ai, da Base...


“A mulher de César não basta ser honesta; tem de parecer honesta; tem de estar acima de qualquer suspeita.”

A expressão surgiu após um grande escândalo pornô acontecido na Alta Roma, por volta dos 60 antes de Jota Cristo. Teria o grande Júlio, ditador de Roma e dono de mais de meio mundo, levado um grande e pontiagudo chifre histórico?

Pompéia, linda e desejada mulher de César, tinha um nobre admirador, que se chamava Clódio. Clódio, na ânsia de alcançar seu justo objetivo, se disfarça de mulher e adentra no Palácio de César. Ora, o Palácio era muito grande, e o jovem e galante romano acabou se perdendo pelos corredores. Foi descoberto pela sua voz e a partir daí começou uma enorme onda de boatos. Roma inteira ficou indignada com tamanhas sacanagens.  Clódio é preso e levado às barras dos tribunais. César, corno manso e traído (até tu César?) também é convocado para prestar sérios esclarecimentos. Em seu depoimento, declara não acreditar no que se murmurava sobre sua mulher, a quem jurava a mais completa inocência.

O penetra acaba sendo absolvido. César, apesar de ter se mostrado confiante na integridade da sua amada, passa a repudiá-la. Questionado posteriormente por ter agido de forma tão contraditória, o ditador explicou assim seu procedimento: -- Não basta que a mulher de César seja honrada; é preciso que nem sequer seja suspeita!

Ora, não pegava bem a tamanha figura política como ele, que a plebe rude ficasse murmurando coisas sobre sua mulher, e pelas costas, ela sendo inocente ou não inocente, completa sabiamente o meu velhíssimo barbeiro.

Nos meus belos dias, aspirante-aviador, dono de uma linda lambretinha, eu frequentava (não sei se vocês também) as casas “suspeitas” aqui de Natal, que eram muitas.  Amigo meu, pilotaço como eu, e dono de fabulosa “perna de mesa”, respondia às suas admiradoras quando reclamavam das suas bravíssimas arremetidas:- - Ora não meta tudo! – Paguei!!!!

Uma vez, a apaixonada de um lindo aspirante- aviador, de olhos azuis-esverdeado, carioca e ainda bronzeado do sol abrasador do Arpoador, na hora “H”, traidora e esquecida do nome do seu belo e amado ditador, gemia, delirando:- - Ai, da Baaaaaase... kkkkkkkkk.

Boa Páscoa para vocês todos!

Coronel Maciel.