terça-feira, 27 de junho de 2017

O voo da "Cocaína"!

Esse caso do avião com 500 quilos de cocaína que decolou de umas das 11 pistas (onze, minha gente!) de uma “Paidégua” de fazenda, equivalente a 54 mil campos de futebol,  pertencente ao Ministro da nossa (?) Agricultura, o “nosso amigo” Blairo Maggi, que afirma não saber de nada, e que  interceptado por um bicudo “Tucano” da FAB, e que, apesar de tantas pistas,  fez um pouso forçado,  estuprando a garça, me fez lembrar um caso acontecido comigo, naqueles meus velhos tempos voando feito um louco pelas verdejantes florestas da minha  Amazônia querida!  
Foi assim. Estávamos nos idos dos anos 80, fazendo uma "PURUÁ", “simbiose” das linhas dos rios Purus e Juruá. Aguardávamos uma troca de cilindro no "meu" possante C-47, na cidade de Eirunepé, uma pequenina pérola situada no sinuoso Rio Juruá. No dia anterior, acontecera um trágico acidente em Tabatinga, com um “Hirondele” da PTA “Paraense Transportes Aéreos”, que o pessoal carinhosamente apelidava de “Paraense Prepara tua Alma”. Alguns dos “feridos” residiam em Eirunepé. Seus familiares me pediam, desesperados, para levá-los ao local do “crime”.  Não havia previsão para o término do serviço. Mas, estacionado no pátio, encontrava-se um monomotor novinho em folha, “vazio”, aguardando não sei o quê para decolar. Ali estava a solução do problema.

Indaguei do piloto sobre a possibilidade de fazer aquela missão humanitária. Negativas, desculpas esfarrapadas, e tal e coisa e coisa e tal, ainda mais  com o prefeito oferecendo elevada quantia pelo transporte. Nada “comovia” o piloto, que se dizia dono do avião.   Comecei a desconfiar. (As aparências não me enganam...) Para encurtar a história: depois de muito “zum-zum-zum”, correu um “bizu” dizendo que o avião transportava drogas. Não deu outra; descobrimos duzentos quilos de pasta de cocaína escondidos no piso do avião...
Coronel Maciel.

A "Ira de Lampião".

 A “Ira de Lampião”
“Dona siga o meu conselho, vá rezar uma oração, que eu já vejo ao longe a “Ira de Lampião”; fique somente o soldado, o sargento e o capitão; fique eu também que sou cego e não sei de claridade: se Lampião me matar, mata somente a metade, pois a outra já levou Deus, por sua agreste vontade”... – dizia Carlos Pena Filho, grande poeta pernambucano!

Se o meu anjo da guarda não me engana eu já vejo ao longe sangue, suor, lágrimas, escorrendo pelas “catingas”, e, sem “Lampião” para nos salvar, as portas dos infernos serão todas abertas, acabando de incendiar o que resta dessa merda que virou esse país.  Coitadinhos dos nossos filhos... Coitadinhos dos nossos netos... 
Coronel Maciel. 

domingo, 25 de junho de 2017

Eles podem se emputecerrrr...

Eles podem se “emputecerrrrr”! ...
Eu aposto como no fundo no fundo o Lula está torcendo para que o Temer vá até o fim desta longa e perigosa jornada e as tais reformas, aprovadas! Assim, e quem viver verá, ele será novamente presidente, ou ele ou “a Dilma”, e, caminho aberto e asfaltado, um dos dois possa seguir tranquilamente comandando a corrupção, por mais quatro, oito ou vinte anos. Ou até quando Deus ou “eles” quiserem e resolvam acordar deste silêncio “tão grande que mete medo”!    
Mas é bom nunca esquecer, nem um minutinho só, do que esses “Generais” foram e ainda são capazes! Não sei qual o tamanho da vara da dona Dilma, mas seria de “bom alvitre” não ficarem cutucando cobra com vara curta, e nunca esquecer que quanto mais sossegada é a cobra, mais mortal ela é! A “surucucu-cascavel”, por exemplo, como uma vez eu vi lá nos “Tiriós”, uma tribo aldeia de índios lá no meu Estadão do Pará, onde a gente costumava pernoitar, naqueles velhos e bons tempos.  A gente ia passando, passando, e a bichona lá, quieta, encolhida, enroscada, mexendo só com o rabinho, sacudindo o chocalho; avisando! -- Não mexam com ela, nos diziam os frades missionários alemães; que ela pode se “emputecerrrr”! ... kkkk
Coronel Maciel.


sexta-feira, 23 de junho de 2017

Castelo Branco versus Fidel Castro.

Castelo Branco versus Fidel Castro!
Às vezes eu fico pensando: será que esses maus tempos de hoje são tão ou “mais piores” que aqueles tempos, quando “Castelo Branco”, atendendo rezas e apelos, resolveu assumir o comando? E que foi preciso que ele “baixasse o pau”, para pôr a casa em ordem?  Mas, bem entendido: -- Nada igual ao que foi feito pelo Fidel Castro, quando numa só madrugada “Che – Guevara” comandou o fuzilamento de seiscentos cubanos que não rezavam pela cartilha comunista. Seiscentos!
Mas, enquanto a “Revolução Cubana” dura até hoje, e nem o Trump vai conseguir lhe dar um basta, a nossa, coitadinha, além de boazinha, durou pouco, e perdeu preciosos tempos passando panos quentes em bundinhas redondinhas de bandidos comunistas terroristas!  E, o pior: deixou escapar todos esses ratos e ratazanas que estão aí comandando a pior corrupção já havida no mundo! Ratazanas tipo essa tal de Miriam Leitão, toda metida a santinha, mas uma verdadeira simbiose de cobras das mais falsas e venenosas, tipo “Surucucu-Cascavel”. Duvidam?  É só lhe tirar o “microfone” das mãos ainda sujas de sangue e lhe dar um   AK-47 “Kalashnikov”, para vocês verem do que essa leitoa ainda é capaz!
Hoje não temos mais um “Castelo Branco” para nos salvar, e só nos resta mesmo ouvir a profecia feita pelo “Figueiredo” quando, do alto do seu cavalo baio, disse alto, para todo o mundo ouvir -- Vocês vão sentir saudades nossas... kkkk.  Taí a democracia que vocês queriam...
Coronel Maciel.



quarta-feira, 21 de junho de 2017

Solidão.

Ao longo desta minha longa vida, hoje estirado nesta minha longa rede branca, onde passo “noites e dias ao vento”, conheci as mais diferentes figuras e “personalidades”; desde velhos “pajés” pelas tribos de índios, onde também conheci missionários das mais variadas procedências, principalmente da Alemanha, homens abnegados que trocaram suas boas vidas no primeiro mundo pelas rudes vidas na floresta amazônica, cortada por tantos rios, furos e igarapés. Vivendo num clima tão adverso, tão quente, tão úmido, ao lado das mais perigosas mordidas de cobras e mosquitos venenosos.  Conheci as mais variadas figuras civis e militares, dos mais estrelados aos que nunca possuíram estrelas nenhuma. E cheguei à conclusão, depois de bem observá-los, que todos eles “e elas”, assim como todos nós, ricos ou pobres; felizes ou desgraçados; “sábios” ou ignorantes; bem ou mal amados, todos mostram as nossas mesmas virtudes e defeitos; todos voando rumo a um mundo até hoje desconhecido!
Pessoas que gostam de solidão, como eu, costumam se apegar às amizades mais superficiais; é quando então eu pego o meu carrinho e vou conversar com aqueles velhos marinheiros; aqueles velhos pescadores do “Canto do Mangue” aqui em Natal.  Lá eu conheci uma dessas amizades, hoje um velho amigo meu, que vive quase no mais completo abandono, “escondido” num quartinho onde tem sempre uma vela acesa, tudo à “cento e cinquenta” por mês. E ficamos horas esquecidas quando ele me conta suas histórias, histórias do “Lampião”, do “Getúlio”; histórias da sua vida (ele nunca entrou num avião), vida repleta de crimes, de jogos de baralho, dominó, sinucas, amores proibidos, tudo do pior e do melhor!  Sua vida daria um romance, um romance tipo “Inferno de Dante”! De uma magreza infinita, pergunto qual sua idade, e ele: não sei direito; só sei que já passei dos noventa. Quando você nasceu, em 1940, lá no seu Belém do Pará, eu já tinha mais de vinte anos...
Hoje lhe contei que o príncipe Filipe da Rainha da Inglaterra está com seus 96, anda meio adoentado, mas sempre vivendo “numa boa”, dizendo-lhe que não sei se ele já fumou “maconha”, depois do meu amigo dizer que a pior coisa do mundo é a “solidão”, e a melhor, os seus dois ou três cigarros de maconha que ele fuma todos os dias: um de manhã, um de tarde, outro de noite, antes de dormir...kkk
Coronel Maciel.


terça-feira, 20 de junho de 2017

Sonho meu, oi, sonho meu!

Sonho meu, oi, sonho meu... Rindo, voando, voando e rindo em voo “supersônico”!
Uma vez, faz tanto tempo, nem me lembro quando, eu aguardava que o “meu” C-130 ficasse pronto de uma revisão no Galeão. Naqueles nossos bons tempos eu servia na Base Aérea de Recife, quando o meu grande amigo e colega de turma, hoje Brigadeiro do Ar, reformado, me convidou para uma das minhas mais agradáveis e inesquecíveis surpresas: voar   “supersônico”   num novíssimo F-5. Aceitei na hora! Decolamos, voamos alguns minutos acima da “barreira”, mais três ou quatro pousos em Guaratinguetá. Dias depois recebi um “diploma” confirmando o voo!

Hoje tive um sonho que me lembrou aquele “sonho”: que um tenente aviador, um desses muitos “malucos” como eu, pegava uma dessas maravilhosas garças, aliás nem sei se ainda tem algum delas, ou parecidas, ainda hoje voando, muito “P da Vida” ao ver que ninguém toma nenhuma das necessárias e indispensáveis providências, como “naqueles tempos”, e fazia estrondosas passagens baixas supersônicas, quebrando vidros, janelas e telhados dos Palácios de Brasília. Acontecia então um verdadeiro “pega pra capar”: deputados, senadores, ministros (o Temer não, pois ele está em pleno gozo de férias...) uma verdadeira ruma de terroristas, de corruptos, de políticos e “políticas” das mais variadas cores e bandeiras que corriam apavorados, calças e calcinhas nas mãos, gritando, chorando, rezando, alguns até se mijando, implorando por socorro! Infelizmente foi um sonho... acordei... kkkkkk
Coronel Maciel.

domingo, 18 de junho de 2017

Rindo voando voando e rindo...

Rindo, voando, voando e rindo...
Não é para me gabar não! Mas naqueles nossos velhos tempos vivíamos e voávamos muito mais e mil vezes melhor! Nós realmente pilotávamos “aviões”! Pilotávamos; não éramos pilotados!  Hoje, com todos esses incríveis “avionics”, GPS, radares que enxergam tudo, outras coisas e coisa e tal, as mais lindas “Comandantes” estão por aí voando, com toda beleza e segurança! Antigamente, pilotando o meu corajoso T-6, o radar eram os “faróis”! Como ficou tão fácil voar! Hoje não dá mais para fazer aquelas nossas incríveis “leãozadas”! Coitadinhos dos “novinhos” de hoje... kkkkkk  
Embora sem o tal “jogo de cintura”, coisa que não se coaduna com “nossos princípios” rsrs, “politicamente” somos muito mais “sábios”, que esses “çabios” que pululam por aí.  Por exemplo: não tenham a menor dúvida que o Temer vai até o fim, pois as nossas maiores estrelas, embora se mantenham num silêncio “que mete medo”, sabem que “ruim com ele, pior sem ele”. Outra “máxima”: --Nem pensar em mexer com a “Lava Jato”!  Aí sim! O bicho pega...kkkkkkk
Coronel Maciel.