terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O TOMBO DO COCO.

Maior o coqueiro, maior o tombo do coco... Leio mensagem do Comandante do Exército “recomendando” aos Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares, em todos os escalões -- que seja compromisso do Exército Brasileiro “servir bem aos que já serviram”. Ainda bem que fez uma recomendação e não um pedido, um favor, uma agachada humilhação.

A vassoura lá de casa ontem me falava assim: -- Antes, coronel, quando na floresta, eu me achava tão grande, tão esbelta, tão firme e tão forte que nunca imaginava ser hoje a “merda de uma vassoura”... Sempre me imaginava sendo uma árvore grande, enorme, muito importante, sempre maior que as outras... – Calma, vassoura;  todas as “árvores” pensam assim, disse-lhe eu. -- Mas todas vão acabar sendo vassouras, palitos de fósforos ou de dentes... Todas vão acabar no mesmo buraco...

Manuel Antônio de Almeida, no seu “Memórias de um Sargento de Milícias” (era nos tempos do rei...) -- dizia com fina ironia que os militares reformados eram “incapazes para guerras e inúteis na paz”...

Antigamente eu gostava de ir à minha querida Base Aérea de Natal, para relembrar meus velhos tempos. Hoje não. Parece-me que quanto mais velhos, mais mal tratados somos. Principalmente se precisarmos de atendimentos médicos. E os mais velhos sempre precisam mais...

Semana passada, precisando “extirpar” uma espécie verruga que não parava de crescer no meu dedão da mão e que muito me incomodava, procurei ajuda no serviço de saúde da minha querida Base Aérea. Ledo engano... Fui lá só para me aporrinhar; me emputecer; me enlouquecer... -- Como é difícil ser velho e ser “amado”: -- Só marcando uma consulta com o médico cirurgião; com o dermatologista -- me informam na sala de emergência... Fui ao SAME marcar a consulta: -- consultas agora só por telefone, me diz o civil que atende sempre mal humorado... – Fui numa espécie de “ouvidoria” onde os “coroas” vão fazer suas “queixas”... Uma senhora me atende e diz: vou tentar fazer sua consulta; me diga seu telefone... Até hoje, nada... Tentei de casa e nem sei quantas vezes fazer a ligação, tentando marcar a consulta. -- Só dava ocupado, ocupado, ocupado... Para não me aporrinhar mais, paguei duzentos reais numa clínica particular. Coisa rápida, menos de cinco minutos e lá se foi os meus duzentos, junto com minha pertinaz verruga.

Não sei o que está acontecendo com as nossas (?) Forças Armadas, o que me dá a impressão de haver uma podre luta intestina por debaixo dos panos querendo nos dividir. Dividir para acabar... -- Uns achando que os “caçadores” são os melhores pilotos do mundo, e por isso merecem os melhores aviões, os melhores “caças”; ocupar os melhores lugares na FAB; adidos no exterior, etecetera e coisa e tal... -- Outros achando que os Oficiais Generais estão “cagando e andando” para “nóis” outros e que não querem se comprometer com nada, muito menos com o bem estar da tropa, na vil esperança de serem indicados para “conselheiros militares” na Organização das Nações Unidas, por exemplo. Boca, aliás, riquíssima... Outros achando que os militares de hoje são diferentes dos militares de ontem... Os militares de ontem eram “gorilas”, ditadores, assassinos, torturadores... Hoje não; hoje eles são diferentes... Tão diferentes... Tão democratas... -- Será que se tornaram esmoleres do PT?

Há alguma coisa de podre no reino da Dinamarca...

Coronel Maciel.


Nenhum comentário: