Vários Alemães Reunidos
Iludindo os Gaúchos. Sem Acochambrações... “VARIG S/A”. Recebo um e-mail
pedindo divulgação das penúrias que estão sofrendo os “velhinhos e velhinhas”
da VARIG, a pioneira. Eu tenho mais pena dos ricos que de repente ficam pobres,
do que aqueles que sempre foram pobres, como os “velhinhos” da nossa Força
Aérea... rsrsrs. Sem brincadeiras: mas não deve ser mole para aqueles que --
como um comandante internacional da VARIG, que recebe, ou recebia não sei bem quanto,
mas talvez o equivalente a uns 40 salários mínimos, passarem a receber na
aposentadoria a merreca que paga o INSS... -- Deve ser horrível voltar a ser
pobre! -- Quem sempre diz isso é o Lula, o analfa, que tem o maior medo de
voltar a ser pobre; e por isso defende tanto o mensalão e outras grandes
bandalheiras por aí... Tanto ele, como a mãe do PAC...
Não sei bem os motivos
da “quebra” do Instituto AERUS de Seguridade Social criado em outubro de 1982
pela Varig, Cruzeiro e Transbrasil, e “patrocinado” ou “determinado”, como
queiram, pelo Brigadeiro Délio Jardim de Mattos, na época Ministro da
Aeronáutica, e recebendo, entre outras “fontes de custeio”, a cobrança de uma taxa de
3% incidente sobre as tarifas aéreas nacionais. Não sei realmente os motivos da
quebra, ou do grande “acidente aéreo”, o “fogo nos motores”, que derrubou os
aviões, o AERUS, levando tudo e a todos a esta triste situação dos nobres
tripulantes e funcionários da VARIG. Mas
sabemos que grandes e famosas companhias de aviação já quebraram e continuam
quebrando: A PANAM; a TWA; a BRANIFF INTERNATIONAL; a nossa PANAIR, VASP,
TRANSBRASIL... Os motivos são vários. Entre outros, este exemplo: os grandes
fabricantes de aviões, como a BOEING, fabricam aviões, digamos, “descartáveis”,
embora sejam equipamentos caríssimos. Logo são construídos outros e mais outros
muito mais modernos, econômicos, eficientes. E as companhias que não conseguem
ficar sempre renovando suas frotas, quebram, pois novas companhias são criadas,
equipadas com aviões mais modernos, concorrendo com muito mais eficiência.
Assim caminha a aviação. Adaptar-se, ou morrer. Assim é tudo na vida,
Sei que os tripulantes
da VARIG (nem todos) eram cooptados, ou seduzidos, ou outro adjetivo mais
qualificativo que queiram dar, a colaborar com terroristas, transportando “lembrancinhas”
para os terroristas exilados na Europa ou no Chile, por exemplo. Lembrancinhas,
mas principalmente lembrançonas; “dólares”, dólares provenientes de assaltos a
bancos. Ações de terror, entre outras, muito em voga na época da “ditadura”. --
Para onde a senhora remeteu aqueles dois e meio milhões de dólares do cofre do
Ademar, hein, dona Dilma? -- Sem esses milhões de dólares provenientes desses
assaltos com poderiam viver, e viver bem, os líderes, os cabeças, os
coitadinhos dos exilados, como o FHC, o Zé Serra, no Chile, e aqueles outros
que viviam no maior “flozô” pelos Cafés de Paris?
-- Mamãe, pergunta o
garotinho: por que aquela cachorrinha está carregando aquele cachorrinho nas
costas? – Ah, meu filhinho, responde a mãezinha levemente ruborizada; é que o
cachorrinho está com as pernas da frente quebradas... – Ah, então é por isso
que papai sempre me diz que quem ajuda os outros acaba “tomando no cu”, ou
melhor, no rabo, para não ofender os ouvidos daqueles mais sensíveis...
Mal comparando, a mesma
coisa aconteceu com os tripulantes da VARIG; ajudaram tanto os terroristas pelo
mundo a fora, voando pelas asas da VARIG... Esses mesmos terroristas que hoje ocupam os
postos mais elevados no governo do PT! Mas que acabaram levando o mesmo que
levou a cachorrinha da nossa metafórica, irônica e infame historinha...
Coronel Maciel.