quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Por que choras tanto assim, rapaz?...


...Chega! – Já é demais... – Se é por causa de mulher, é bom parar, porque nenhuma delas sabe amar... (Leio num jornal antigo, jornal velho, bem antigo; hoje eu acho que isso não acontece mais, que um rapaz matou a namorada porque ela o traia: “se ela não quer ser minha não vai ser de mais ninguém”... E matou a menina... Caramba! Cruz-credo!) -- São conselhos pra lá de sábios do poeta popular! – “Nenhuma delas sabe amar”... -- Não julgo todas por uma, “pode ser” que haja alguma com pudor e coração... rsrsrsrsr...

E por que choras tanto assim, velho corona? – Chega, também já é demais! -- Se é por causa do que acontece neste Brasil, tão grande, tão amado e também “tão traído” é bom parar... -- Pra mim, tem jeito não! Não sei se pra vocês também! – Mas, pra mim, só mesmo fazendo como fez o namorado “corno”: na bala! Na porrada! -- Mas, ora, ora pô: se acabo de receber um e-mail informando que o Toffoli, esse mesmo, o tal “ministro Dias Toffoli”,  aparece envolvido no Mensalão. O Banco Rural põe nos autos do Mensalão documento envolvendo o rapaz... E a revista “Época” acaba de disponibilizar no seu site uma corrosiva informação sobre o ministro que abala ainda mais as suas condições de legal e de eticamente prosseguir no julgamento do Mensalão. “Fulqueofariu”, como dizia a madre superiora levemente ruborizada...

O meu neto acaba de pedir qual a minha opinião sobre as religiões existentes atualmente neste mundão de Deus.  Ele, que se acha assim meio perdido no meio de tantas religiões espalhadas pelo mundo: Católica, Islâmica, Budista; dos Crentes, Evangélicos, Espíritas; Ateus, Agnósticos, Macumbeiros? São tantas, que nem sei... Também não sei como explicar a ele por que lá no Oriente Médio, mais precisamente na Líbia, mataram, ontem, o coitado do embaixador americano. Uns dizem que foi por causa de um vídeo feito nos Estados Unidos, metendo o pau, ou melhor, falando mal do profeta Maomé...  Outros dizem que foi vingança dos amigos do Muamar Kadafi, assassinado por obra e graça dos americanos que, pelo menos é o que sempre ouvi dizer, estão mesmo é de olho grande nos infinitos barris de petróleo lá existentes, e não na ingênua fé (ou má fé) de querer implantar por lá uma democracia igual a existente nos States...  Não sei; não sei... Só sei que os nossos queridos irmãos do norte continuam a mexer, a meter a colher num verdadeiro formigueiro, que é o Oriente Médio... Lembro-me agora do acontecido nas torres gêmeas de Nova York: foi um cruel, um terrível assassinato -- mas um quase nada se comparado ao de Hiroshima e Nagasáqui –, ou os pilotos-bombas eram “vingadores cheios de razões”?

Não sei qual a melhor religião a ser seguida, ou para orientar meu neto. Será que posso ser ousado a ponto de lhe dizer a “minha verdade” sobre todas elas?  Einstein, quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”.

O meu Deus é o mesmo Deus de Spinoza, que dizia: - Pare de ficar rezando e batendo no peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti. Para de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti...

Grande Spinoza; falou e disse...

Coronel Maciel.