sexta-feira, 27 de junho de 2014

Amar e não casar!


Amar e não casar: Filosofia baixa, barata, rasteira, boa e meretrícia...

 Casamento é loteria/pra que, pra que eu fui casar.

 Solteiro, sem dinheiro/ andei o mundo inteiro,

 casado só tem conta pra pagar!”

Não me lembro se era bem  assim a letra de uma musiquinha já bem antiga, interpretada pelo boêmio Nélson Gonçalves.  Casamento é loteria; voz que corre o mundo inteiro!  Casamento pode ser a melhor, como pode ser a pior coisa da vida, é o que costumam dizer os maus e as más amadas (não sei se esse termo existe nesta verbosa língua portuguesa). E que o amor termina no dia do casamente; e que a maior bobagem que um casal feliz e que se ama faz é casar! -- E, muito pior: -- Casar na Igreja Católica, com todas suas duvidosas leis e eternas “meninices”.

Quer felicidade, dignidade, vida decente enquanto dure, ou até quando o amor durar? -- Junte-se! – Conselhos bons e baratos dos mais sábios, dos mais poetas, dos mais eternos seresteiros e filósofos abandonados! -- Quando o amor não der mais certo o melhor ir juntando seus trapinhos.  A vida é uma só, e na escola da vida não há férias, dizia o “Quincas Berro D’água”, do eterno Jorge Amado.

 Mas, e aí vem a infinita pergunta: o que fazer com os filhos, frutos de amores  passageiros? – Eis o verdadeiro X do problema; é aí que a porca torce o rabo! -- O mundo está cheio de “menor abandonado”...

Outras coisinhas à toa que essas “meninas desonestas” andam dizendo por aí: -- Que não há amor sem tesão! Sem tesão, meu amigo, o amor vira amizade, amor filial, maternal, coisas assim; e que um casal só é verdadeiramente feliz, quando não há “obrigação sexual”. Quando há essas “obrigações” e elas não são cumpridas, costuma surgir o demônio do ciúme, “pálido monstro enganador da alma que lhe dá abrigo”. Um homem, uma mulher, ninguém no mundo jamais esquece um amor que nunca lhe quis! -- O amor desejado, jamais será esquecido; o amor consumado, quase sempre é logo esquecido.

Quanta filosofia baixa, neste voo “rasante” e sem rumo, ó velhíssimo e  hangarado coronel!

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: