sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Grandes acidentes aéreos... e outros...


Como é difícil entender certas sutilezas que se escondem nos pensamentos dos verdadeiros sábios. Dos sábios; não dos çábios. Friedrich Nietzsche, por exemplo. Outro: Arthur Rimbaud. Rimbaud foi um dos maiores poetas do mundo.   Aos 18 anos já havia escrito toda sua grande obra.   Aos 20, desistiu de escrever e foi percorrer o mundo. Rimbaud não só influenciou, como revolucionou a literatura, a música, as artes, as belas artes da França! A França é um mundo!

 “Enganam-se os que me condenam! Enganam-se os que me entregam à justiça dos homens! Nunca fui povo; nunca fui cristão; sou da espécie que canta durante os suplícios; não sigo leis; não tenho senso moral! Sou um tosco!”

 Rimbaud morreu de câncer, aos 37.

Os “Idiotas da objetividade” dizem que tudo neste mundo é vaidade. Rimbaud dizia o contrário: -- “Neste mundo nada é vaidade!”-- Para entender esta frase é preciso ler e reler toda sua grande obra, onde cada frase é um livro!

Einstein dizia: a menor distância entre dois ponto é uma curva!

Nada mais interessante que ler a Bíblia, o livro sagrada. Leio a Bíblia a meu modo; de modo muito diferente do modo que muita gente lê. Leio como uma espécie de literatura fantástica. Acredito que leio erradamente, já que “o mundo inteiro” acredita nas suas profecias; nos seus milagres. Muitas vezes eu me pergunto: é a fé que faz os homens acreditarem em milagres; ou “os milagres” é que fazem os homens a terem fé? – Não acredito em milagres.

A religião é um meio de vida para muita gente. “Gentes” que ficam ricas, riquíssimas, pregando coisas que eles mesmos, “os grandes pastores das igrejas não acreditam”. Aproveitam a ingenuidade das massas. (Eu pecador me confesso a Deus...)

A mesma coisa acontece com a palavra mágica conhecida como “Democracia”.  Democracia! -- Eis uma palavra que ainda precisa ser muito bem definida!  Existe democracia no Brasil?  

Não duvido nada que acontece outro grande acidente (não precisa ser aéreo...) de grandes proporções e causas indeterminadas; dona Dilma desista, Lula assuma e ganhe no primeiro turno...  

No Brasil tudo é possível!
Coronel Maciel.

 

Nenhum comentário: