terça-feira, 13 de abril de 2021

BRIGADEIRO CAMARÃO:MENSAGEM A GARCIA.

 

Brigadeiro Camarão: mais uma “Mensagem a Garcia”

Todo mundo conhece a história do Presidente Mac Kinley, quando, numa época quando “os americanos” estavam numa “guerrinha” com Cuba, e Mac Kinley precisava mandar uma a carta a Garcia, que era uma espécie de agente secreto americano, “perdido” em algum lugar em Cuba.  Alguém, naquele então, disse ao Presidente que só havia “um homem no mundo” capaz de entregar essa carta. E esse homem então foi apresentado ao Presidente. Recebeu a carta, meteu-a num invólucro impermeável; amarrou-a no peito, e, após quatro dias, saltou de um pequeno barco, alta noite, nas costas de Cuba. De como se embrenhou na mata para, depois de três semanas, surgir do outro lado da ilha, tendo atravessado a pé um país hostil e entregado a carta a Garcia. Não tenho espaço aqui agora para narrar para vocês pormenorizadamente como tudo aconteceu. Só sei que Mac Kinley deu a Rowan a tal carta, dizendo somente para entregá-la a Garcia. “Rowan” pegou a carta e nem sequer perguntou: -- Onde é que ele está? ”.

Uma vez, faz tanto tempo, o Tenente Tomé e eu decolamos de BQ para Congonhas, num “Beech Mata Sete”. Após alguns minutos de voo, monomotor. Voltamos, para surpresa do Camarão. Era um dia de sábado, e a missão era improrrogável. Deveríamos trazer dois professores vindos da França, para uma conferência na EPC do Ar, para os alunos e outras autoridades da cidade. O Brigadeiro então me chamou de lado, e disse-me assim, bem baixinho: - “Fura--Bolo”, era assim que ele carinhosamente me chamava, pois eu cumpria, dizem que “adoidada mente”, qualquer missão, com qualquer tempo: -- Pegue o “Regente” e me traga eles aqui, Ora, o “Regente” vocês sabem como ele era... -- “Mensagem a Garcia”, Brigadeiro? -- Ele me olhou, sorrindo, e me confirmou, com aquela sua cabeça inteligente e branquinha. Congonhas estava num quase fechado "instrumentos". Decolei de Barbacena e pousei em Congonhas, para surpresa e incredulidade geral. Veio um oficial muito mais antigo que eu me dizer o óbvio: -- Que eu havia cometido uma grave “indisciplina de voo” e que por ordem superior eu estava impedido de decolar. Nestas alturas, com os franceses já a bordo, fiquei na dúvida até onde eu poderia avançar... E avancei, colocando no plano de voo “Operação Militar”. Chegamos em Barbacena em cima da hora para o início da conferência, para alegria do “Camarão”. -- Missão cumprida, Brigadeiro! -- Mas vem "bronca" pesada por aí... Ele sorrindo me despreocupou: -- Deixe comigo, Fura Bolo...

Grande Brigadeiro Camarão, hoje voando entre os anjos e anjas dos céus! Nunca me deixaria na mão! Grande homem! Missão cumprida, Brigadeiro!

Coronel Maciel.

 

 

Nenhum comentário: