sábado, 23 de agosto de 2014

Divulgando a EPC do AR pela Amazônia!


Naqueles idos de 66, 67, isto é, “em plena ditadura”, ditadura que voava alto, iluminando os céus do Brasil, (que tempo bom!) eu era um tenente solteirão, livre e desimpedido. Havia sido transferido para EPC do Ar, “de castigo”, depois de um “leve” desentendimento com um “muito mais antigo”, quando servia na Aviação Embarcada. Feliz, ou infelizmente, sou assim, individualista e cheio de arestas.

O Camarão costumava me chamar para conversar após o expediente.  Ainda mais depois que ficou sabendo que eu era paraense; e paraense da gema, nascido minha linda cidade morena Belém do Pará. Numa dessas ocasiões, eu sugeri treinar um equipe de “Cama Elástica”; informei a ele que havia uma cama elástica novinha  em folha, recém adquirida nos Estados Unidos,  na Escola de Aeronáutica dos Afonsos, e  que não estava sendo mais utilizada. Ele fez os contatos e lá fui eu num caminhão buscá-la. Treinei uma equipe, e demos uma primeira demonstração no dia 23 de Outubro, Dia do Aviador; eu, e mais oito “Pré-cadetes”.  O Camarão vibrou!

Ele sempre foi um apaixonado pela Amazônia. Naqueles bons tempos, eu lhe dizia que só me tornei oficial da FAB porque fui para o Rio terminar a quarta série ginasial, quando também frequentei um cursinho preparatório, em Cascadura. Estudava direto, sem parar e sem descanso. Era o ano de 1956. Dizia-lhe eu: -- Brigadeiro, não tivesse sido assim, eu estaria até hoje empinando papagaio, jogando peteca, pegando pião na unha, criando galos de briga,  jogando peladas nas ruas da  minha doce cidade morena. Naqueles tempos, hoje tão saudosos e distantes, em Belém, ninguém sabia informar direito como ingressar na FAB. Foi quando ele ficou pensando, pensando; olhando-me com aquele seu olhar inteligente e perguntou se eu “topava” pegar um T-6 e ir fazer propaganda da Escola pela Amazônia. -- Aceitei na hora! -- Ainda mais quando ele disse que eu podia demorar o tempo que eu achasse necessário.

Decolei com o meu T-6 abarrotado com tudo o que havia sobre a EPC. São Luís, Belém, Santarém, Manaus até Tabatinga, divulgando o máximo possível a Escola. Os pilotos meus conhecidos da FAB, que serviam em Belém, acostumados a voar em aviões maiores e mais bem equipados, ficavam admirados como eu me atrevia a voar, num avião monomotor, em rotas tão longas e “perigosas”. Eu só fazia rir. Antes do pousar, eu dava alguns belíssimos “rasantes”, cuidadosas acrobacias, pois o avião estava muito pesado. Mas, “quebrava o pau mesmo!”-- para “avisar” da minha chegada!  Nos ginásios, auditórios, escolas públicas, escolas particulares, até durante uma missa em Santarém, durante um sermão feito por um padre amigo meu, lá estava eu fazendo propaganda da Escola. Dizia àquelas crianças que, para compensar a falta de cursos preparatórios na Amazônia, o Comandante da Escola resolvera colocar no concurso daquele ano o “Teste de Inteligência”, que era tão ou mais importante que o português e matemática exigidos no concurso; estas matérias, entre outras, dizia-lhes eu, eles iriam realmente aprender quando na Escola.

O meu empenho foi tanto, que o jornal “O Liberal” de Belém publicou na primeira página, com evidente exagero é claro, que: -- “Oficial-Aviador-Paraense não quer mais saber de paulistas, cariocas, mineiros e gaúchos na EPC do AR! -- Só paraenses!” -- Levei o jornal para o Brigadeiro ler. Ele quase morreu de rir!

Mas valeu a pena. No ano seguinte o Camarão me chamou para comemorar a grande quantidade de jovens paraenses, maranhenses, amazonenses que ingressaram na EPC. -- Muito bom, “Fura Bolo” -- Nunca tantos “Amazônidas” como este ano! Muito obrigado!

Grande Brigadeiro Camarão!

Coronel Maciel.

 

Um comentário:

Aluno 57-18 Brasil (EPCAR) disse...

Muito bom o seu artigo, irmão. Gostei muito!