terça-feira, 28 de janeiro de 2020

VELHOS TEMPOS.


Saudades daqueles nossos velhos tempos.
Aquele verdadeiro sufoco que passei, e que ontem eu lhes contei, mas só pela metade, deixando muita gente curiosa de saber mais alguns detalhes, foi um voo muito; mas muito diferente do realizado pelo “Jatinho do GTE” de Davos para Nova Délhi, sobrevoando aqueles lindos Alpes Suíços; o meu foi feito num velho, mas heroico Dakota C-47, sobrevoando o majestoso “Inferno Verde”, onde encontramos milhares e milhares de Seringueiras gigantescas; bem como Castanheiras maiores ainda; e povoado dos mais exóticos, venenosos, gulosos e estranhos  animais; razão pela qual, voando monomotor, eu assim me dizia: se o outro motor ”pifar”, eu me jogo no leito do Rio, feito uma  “Catalina”.  O Rio Juruá é cheio das mais sinuosas curvas; as “pessoas a bordo” não eram das mais “altas autoridades”; eram bem baixas: desde macacos, papagaios, araras e tartarugas; assim como freiras, padres, caboclos e índios. Decolamos de Carauari debaixo do maior “toró”: chuvas, relâmpagos e trovoadas; as freirinhas rezando com seus tercinhos nas mãos; nariz pra cima, subimos para o “topo”, quando quase no meio do caminho ouvimos aquele barulhão; era a cabeça do cilindro que “voava“, e o pior, os passageiros apavorados correram perigosamente pra cauda do avião; e foi quando o meu copila, graças a Deus, amarelou e apagou, deixando tudo na minha mão e da maneira que eu gosto: livre para minhas decisões; encurtando o caso; voamos duas horas monomotor, e quando pousamos em Eirunepê, já no lusco-fusco; com o pequeno aeroporto lotado de parentes das “vítimas”, fui carregado pela pista, considerado um verdadeiro e heroico Capitão!  Fim de papo...
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: