domingo, 5 de julho de 2020

ELES PODEM SE EMPUTECER!!



Às vezes eu fico pensando com pena dos nossos Generais, coitados, quando eu e outros os chamam de Melancias. Quem sabe se não é melhor; muito melhor mesmo deixar que eles fiquem quietos dentro dos seus tanques, navios e aviões, vendo de longe o Brasil pegando fogo! Ora porra, digo eu, sempre com esses meus velhos eufemismos: em 64, quando nós, comandados por aqueles corajosos Generais; atendendo terços, rezas, apelos, pragas, vudus, tudo no mundo, assumimos o Comando Geral durante aqueles tão rápidos e saudosos vinte anos; quando passamos então a viver na maior lua de mel!  Mas, “bobeamos”; e homem que é homem não bobeia, já dizia minha querida vovozinha: em vez de baixar o pau; de baixar o cacete mesmo, sem dó nem piedade, como fez o Fidel Castro nas bundas dos cubanos, não: ficamos passando panos quentes nas bundinhas desses terroristas comunistas que hoje nos desgovernam; e deu no que está dando: -- Um Brasil fudido, impossível de se governar; a não ser com muito sangue, muito suor, muitas lágrimas, como dizia o Spencer-Churchill, lá na Inglaterra. Daí ser melhor mesmo deixar os Generais neste silêncio que mete medo. Mas é bom não esquecer do que esses “Generais” ainda são capazes! E que seria de “bom alvitre” não ficar cutucando cobra com vara curta, esquecendo que quanto mais sossegada é a cobra, mais mortal ela é! A cascavel, por exemplo, como uma vez eu vi lá nos “Tiriós”, uma tribo de índios lá no meu Estadão do Pará, onde a gente costumava pernoitar, naqueles nossos velhos e bons tempos: -- A gente ia passando, passando, e a bichona quieta, encolhida, enroscada, mexendo só o rabinho, sacudindo o chocalho; avisando! Não mexam com ela, nos diziam os frades missionários alemães; que ela pode se “emputecerrrr”! ...
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: