terça-feira, 18 de janeiro de 2022

MAIS UMA DO CAMARÃO

Por ter Comandado a Base Aérea de Belém, como Tenente-Coronel-Aviador, em 1954; e depois, como Brigadeiro, o 1 COMAR, em Belém, foi o que fez o “Camarão” tornar-se um autêntico “Amazônida”. Foi numa época em que ele e outros ”autênticos” criaram o famoso trinômio FAB-MISSIONÁRIO-ÍNDIOS. Daí o seu grande amor pela nossa querida região, tão grande, tão explorada e tão traída. Uma vez ele me chamou, e, sabendo que eu era Paraense, perguntou “baixinho” se eu “topava” pegar um T-6 e ir divulgar a Escola pela Amazônia, considerando o baixo número de alunos Paraenses e Amazonenses na Escola. Aceitei na hora! “Entupi” o T-6 com tudo sobre a Escola; e de como ingressar na nossa querida EPC do AR, aproveitando para informar que o Brigadeiro havia criado o “Teste de Inteligência”, uma maneira inteligente de compensar a falta de “Cursinhos Preparatórios” na Amazônia, tão comuns nos Estados do Sul. E que Português e Matemática eles iriam realmente aprender na Escola, além de muitas outras “coisinhas”, como Física, Química, e como era a nossa vida militar. O Camarão me deu “Carta Branca”, uma espécie de “Mensagem à Garcia” e que eu podia demorar o tempo que “quisesse”. Fui à São Luís, Belém, Santarém. Manaus, Rio Branco, Porto Velho.  Em cada cidade dava os mais audaciosos rasantes, avisando da minha chegada! Encurtando a história: No resultado do concurso daquele ano, o Camarão me chamou dizendo: -- Muito obrigado, “Fura-Bolo”; nunca tantos “cabocos da nossa terra” entraram na Escola!!!! kkkkkkkk

Coronel Maciel

Nenhum comentário: