sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ser grande!


Ser grande!

Não sei se os meus amados ouvintes também são leitores assíduos do nosso grande Machado de Assis, para mim um dos melhores do mundo! Machado dizia que Rufina, personagem do “Último” dos seus “Contos sem Data”, não tinha “a alma negra de lady Macbeth, nem a vermelha de Cleópatra, nem a azul de Julieta, nem a alva de Beatriz, mas cinzenta e apagada como a multidão dos seres humanos”.

Joaquim Benedito Barbosa Gomes, Presidente do Supremo Tribunal Federal. “Joaquinzão Barbosa” -- corajoso negro de alma branca -- indo embora (para sempre?) justamente num momento quando o Brasil mais precisa dele! -- “De tanto ver triunfar as nulidades...”-- Podemos compará-lo como o grande baiano “Águia de Haia” Rui, também Barbosa?  Os dois são grandes! Os dois são vitoriosos! Os dois são incomparáveis!  

O que é ser um grande homem? O que é ser um grande jurista?  O que é ser um grande milita? O que é ser um grande brasileiro! Para ser grande “Navegar é Preciso”! E as qualidades necessárias são inúmeras. E a maioria delas perfeitamente aplicáveis às mulheres, às mães principalmente. Porque as forças morais que qualificam grandes homens, grandes mulheres as possuem; assim como reservas morais que grandes mulheres possuem, muitos homens não as têm.

 Um grande homem, uma grande mulher, um grande militar, um grande jurista, um grande homem público, um grande sacerdote ou um simples homens do povo, são precisos e dotados de grandes e iguais qualidades!

“Ser grande”! Ser grande é saber enfrentar sereno e responsável os grandes desafios! É esquecer-se, para não esquecer as imensas e perenes responsabilidades para com a família, para com a Pátria, sua grande e maior família!

É enfrentar, às vezes calado, aqueles afeitos a só denunciar os tropeços dos fortes ou as humanas limitações dos homens beneméritos! É estar realmente na arena, na luta, no campo de batalha, na cabine do seu avião -- o rosto desfigurado pela poeira, pelo suor, pela “graxa”, pelo sangue, pelos grandes ventos, pelas grandes desilusões, pelos grandes amores, pelos grandes cansaços! É saber dedicar-se; é conhecer grandes entusiasmos; é empenhar-se numa causa justa! É nunca perfilar junto de almas timoratas, daquelas que não conhecem vitórias nem derrotas!

Ser um grande homem; ser uma grande mulher; ser um grande militar -- e não importa se soldado, cabo ou coronel; se do exército, marinha ou aeronáutica -- é estar sempre na luta; na luta sempre, sempre e sempre, mesmo errando, falhando e tornando a falhar...
Coronel Maciel. 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Arre égua! -- Que Deus do céu me ajude!


A verdade precisa ser dita! A verdade é uma só, e ela está escondida no fundo do poço! Do poço que o Brasil virou, virado que está numa verdadeira zona! Zona pior que a antiga zona do mangue, na cidade dita maravilhosa!  

Depois que eu fui recentemente assaltado; “tresoitão” apontado para os meus cabelos brancos; quando levaram o coitado do meu Fiatizinho Uno, com todos os meus documentos, o meu neto veio correndo me perguntar:- - Vô, vamos embora daqui! – Vamos embora morar num lugar mais seguro!

Coitadinho do meu neto!  Hoje não há mais lugar seguro para se viver neste Brasil tão grande, tão amado e tão traído. Neste Brasil, país do futebol das obras inacabadas e do meu dinheiro eternamente surrupiado. Neste Brasil, onde o dinheiro gasto com as famigeradas bolsas-esmolas, a mais corrupta compra de votos já vista neste mundo dito civilizado, estão sendo desviados para compra de pesadas drogas pelos meninos-crianças de dez, doze, treze anos, meninos abandonados que estão matando seus pais e avós, para se apossarem do dinheiro e se viciarem cada vez mais no mundo das drogas, que se alastra perigosamente pelo Brasil inteiro! Natal virou uma das cidades mais perigosas do Brasil!

E os militares, coronel? – Onde estão os militares “machos de culhões roxos” que juraram defender a pátria com o sacrifício da própria vida, onde se esconderam? – “Expulsos do paraíso”, eles estão por aí, escondidos nos seus tanques, navios e aviões, olhando o circo pegar fogo! Ou então procure os seus “machos” comandantes, escondidos debaixo das cuecas tipo “Zorba GG” da sua comandante-em-chefe, a risonha Dilma Bufete!  

Os únicos militares hoje capazes de por um pouco de ordem nesta verdadeira orgia que virou o Brasil seriam os sargentos controladores de voo; mas estes, coitadinhos deles, depois das violentas cacetadas recebidas no “último confronto”, estão com medo de serem expulsos das fileiras da gloriosa Força Aérea Brasileira, deixando ao léu suas famílias, com aconteceu recentemente com oito dos mais “revoltados”, expulsos que foram, “a bem disciplina”...

A única solução depois de longa pesquisa feita e encontrada por este velho, solitário e incendiário piloto hangarado, seria outra revolução. Mas não uma revolução “xoxó”, como foi a de 64.  Não! -- Outra revolução, porém nos moldes da feita em Cuba, quando milhares e mais milhares de cubanos foram fuzilados e ainda estão sendo; basta que botem a cabecinha de fora! Os paredóns do barbudo assassino estão em pleno funcionamento! Houvéssemos agido, o Brasil não estaria amargando derrotas em cima de derrotas! Um país de revoltados em greve! Um país militares derrotados!

E os americanos? Que tal uma revolução com ajuda dos nossos queridos irmãos do norte, coronel? -- Ora, os americanos! Os americanos não são de “porra nenhuma”, meu netinho querido! – Os americanos só vencem guerras, guerrinhas ou guerronas com ajuda das covardes “bombas atômica”. Só assim ganharam dos japoneses! -- Perderam todas as outras:- - perderam pro barbudo assassino Fidel Castro, na Baia dos Porcos; perderam na Coréia, no Vietnam, no Iraque, em todos os lugares e estão agora perdendo e fugindo do Afeganistão. E se preparem para outras derrotas dentro do seu próprio território; outras torres gêmeas de Nova-York vão chegar!

Arre água! Vou ficando por aqui! Que Deus do céu me ajude!

Coronel Maciel.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Males que vêm pra bem...


Há males que vêm pra bem, é o que sempre dizia minha querida vovozinha, lá em Belém do Pará, minha doce, quente e úmida cidade morena!  Minha vó ia todos os dias, de manhã bem cedinho, rezar suas missas lá na “Capelinha de Lurdes”, pertinho da casinha branca onde morávamos. Eu e mais oito irmãos e irmãs. Na rua de terra batida que era a Rua Dom Romualdo de Seixas, com seus postes plantados no meio da rua; onde empinávamos papagaios “guinadores”; onde jogávamos petecas, pegávamos pião na unha, jogávamos peladas no meio da rua e onde verdadeiramente vivíamos  “na minha infância querida, que os anos não trazem mais...”.

Eu nunca gostei de ir às missas, embora já tenha sido até “coroinha”, danado coroinha, que sabia de cor e salteado aquelas misteriosas frases e rezas em latim. Minha vó queria que eu fosse padre! Pensem...

Felizmente acabei me tornado um verdadeiro “ás da aviação”! Foram milhares de horas voando em perigosas acrobacias, tiros e bombardeios, embaixo de nuvens, ou voando pertinho dos anjos, das anjas, dos santos e santas dos céus, divinos lugares onde, quem sabe? -- minha vó e minha querida mãezinha estejam agora gozando de suas delícias e rezando por mim, por vocês, por todos nós.

Há males que vêm pra bem...  É o caso dessa famigerada Copa do Mundo. Copa do Mundo de obras inacabadas, onde rola a bola quadrada da mais completa desordem; da eterna roubalheira; onde tanto do nosso dinheirinho está sendo desviado para o fundo das redes dos bolsos dos cartolões da FIFA e do nosso futebol.

Males que vêm pra bem!  Males que haverão de mostrar ao mundo esse verdadeiro inferno que se transformou o Brasil, um Brasil hoje tão diferente daquele “céu” que era o Brasil, o Brasil daqueles tempos quando éramos felizes e não sabíamos...  

Coronel Maciel.

domingo, 25 de maio de 2014

Poucas palavras de um discurso.


Poucas palavras de um discurso: --Um, dois, três, Dilma outra vez!


Antigamente, nos tempos dos generais comandados pelo saudoso Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (onde eles estão, hein? -- Não é possível que tenham partido para sempre...) os comunistas precisavam do apoio dos grevistas; do apoio dos movimentos sociais; do apoio dos sempre inquietos e insatisfeitos estudantes; do apoio da UNE, União Nacional dos Estudantes do Zé Serra; enfim, de “tutti quanti”, e até mesmo do apoio dos nossos queridos irmãos do norte, os americanos e da Santa e Amada Igreja Católica com seus bispos vermelhos, na luta para derrubar aqueles grandes generais, e se apossarem do poder, e do Brasil, principalmente. E tanto fizeram, tanto fizeram que conseguiram derrubá-los, e ficar até hoje, e não sei até quando no poder, neste Brasil tão grande, tão amado e tão traído.

Hoje não; hoje dona Dilma está “cagando e andando” para grevistas, para movimentos sociais, para a Igreja Católica (hoje tão calada...). Venham esses movimentos de onde vierem; não importa. Dona Dilma sabe que o mais importante de tudo é manter a força descomunal das famigeradas bolsas-esmolas, que lhe garante quarenta milhões de votos, e os quarenta por cento de IBOPE, que lhe darão novamente o poder, já no primeiro turno! E que se foda a Constituição, como disse uma vez Lula, e que não demora vai dizer de novo!

E dona Dilma sabe também que nada no Brasil é feito sem o apoio decisivo das Forças Armadas! Razão pela qual mantêm no comando das nossas (?) três combalidas e esfomeadas Forças Armadas esses três perpétuos, obedientes e disciplinados até demais comandantes. E isto acontecendo há mais de inusitados oito anos longos, o que propicia a formação de “grandes panelinhas” -- falo agora da minha querida Força Aérea, onde impera a famosa panelinha dos bravos pilotos de caça, “os melhores pilotos do mundo!”.

E dona Dilma, a minha querida Comandante-em-Chefe, sabe também muito bem que é imprescindível manter sempre acesa a chama vermelha de Cuba. – “É preciso que os cubanos triunfem sempre, ou perderemos tudo, até a esperança” já dizia Jean Paul Sartre, quando visitou o Brasil, em 1960, nos tempos em que eu era ainda Cadete-do-Ar, no meu esforço para sair oficial da minha querida Força Aérea Brasileira!

Coronel Maciel.

 

sábado, 24 de maio de 2014

Festa do Arromba!


Nada melhor que ser amigo do rei! Vou-me embora pra Pasárgada! Mas onde fica Pasárgada? – Pasárgada fica aqui mesmo, no Brasil! É aqui que se prepara a maior festa do mundo! Brasil, país do futebol! País das mais lindas mulatas do mundo! Todas com as bundas de fora, para alegria dos brancos turistas sexuais do mundo inteiro, que estão chegando para a grande e milionária festa, onde também serão “arrombados” com  “vasos sanitários”  que serão lançados em suas carecas cabeças pelos milhões de brasileirinhos raivosos e revoltados! -- Pelos “Black Blocs”; pelos “Rolezinhos”, as únicas vozes capazes de serem ouvidas, neste Brasil cego, surdo e mudo! As únicas! Nem os roncos supersônicos dos nossos aviões pilotados pelos nossos jovens tenentes aviadores quebrando as vidraças do nosso derrotado STF; nem as vozes mudas dos nossos famintos controladores de voo serão capazes de acordar esse Brasil deitado eternamente em berço esplêndido.

Como será lindo ver a astúcia vencer a própria astúcia! Como será lindo ver “o terror” vencendo esses terroristas que nos governam e que tanto nos envergonham! Como será lindo ver os famintos e explorados motoristas de ônibus; os também famintos sargentos controladores de voo; enfim, todos os brasileirinhos que não foram convidados, e que não poderão nem chegar perto dos grandes salões de festas; das bilionárias Arenas de Futebol, arenas que infelizmente terão as Forças Armadas, com seus tanques, navios e aviões prontos para baixar o pau em quem delas ousar se aproximar!

Nada melhor que ser convidado para festas; para churrascos nas casas dos outros; comer, beber, e depois sair, ir embora, sem dizer nem obrigado.

Os países ricos do primeiro mundo não gostam de servir de babacas e muito menos de escravos dos países pobres. Não! -- Na realidade eles gostam mesmo é de serem convidados para festas. Para Olimpíadas. Os pobres que preparem seus grandes salões de festas. Foi assim na África do Sul. E assim será no Brasil. “Preparem o buraco que nos entramos com o pau”...  Foi assim desde os tempos coloniais. Os ricos sempre levando a melhor.

 Brasil, onde mais de 90% são brasileirinhos analfabetos! –Tudo isso, coronel? – Afirmativo! Ou vocês não conhecem juízes, advogados, deputados, senadores e até presidentes que são perfeitos analfabetos?  Analfabetos de pai e mãe!

Brasil, país cheio de pobres e miseráveis, mas que se arvora a construir modernos portos em outros países; que perdoa dívidas de outros países, mas que suas próprias dívidas nunca são perdoadas.

Mas não vai adiantar de nada ficar chorando o leite derramado, velho e inútil coronel!  Nós, aprendizes marinheiros; escoteirinhos ingênuos, nascemos para sofrer. Tínhamos as chaves dos cofres e hoje choramos de pires nas mãos, implorando uma esmolinha, pelo amor de Deus... Sofrer para que um dia talvez deixemos de ser babacas. Babacas e servis das classes ditas “primeiras classes”. Somos como bois que só carregam carroças porque não sabem a força que têm!

Quem for podre que se quebre; besta morra triste! Hoje é sábado, dia de um lindo sol dourando os verdes mares desta cidade tão linda!  Preparo o meu coração, e logo vou sair por aí, com meu violão debaixo do braço:- - “Em qualquer esquina, eu paro; em qualquer botequim, eu entro; e se ouvir motivo, é mais uma loura que eu traço”...

Coronel Maciel.

 

 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Entre mortos e feridos.


Disposição das Forças no Teatro de Operações! –Ai, dos vencidos!

No meio militar, de um lado estão posicionados os “novíssimos militares”! São os cooptados pelo atual governo, e que se julgam os únicos “democratas”; são os que esperam, com humilhantes pires nas mãos, esmolas do governo: -- caças supersônicos, comissões no exterior e outros bombons “cala-boca”. Todos prontos para defender o governo Dilma Pasadena, de toda e qualquer maneira.

Do outro lado, os velhos militares, taxados de torturadores e sujeitos a todos os tipos de humilhações.

No meio civil, de um lado estão os beneficiados pelas “bolsas-esmolas”, que representam quarenta milhões de votos; estão os jornalistas “amestrados”; a Rede Globo de televisão; estão os corruptos que se dizem perseguidos pelos militares da época da ditadura; são os que hoje ocupam os melhores espaços nessa ditadura comprada e consentida. A pior das ditaduras!

No meio dessa luta de foice no escuro estão os muitos, os milhares, os milhões que estão agora morrendo nos corredores sujos dos hospitais, ou esperando pelos “ônibus”, que não vêm...  São os policiais militares que estão morrendo pelas ruas, feito moscas tontas; são os famintos sargentos controladores de voo; são todos aqueles que, mesmo perseguidos com todos os tipos de cacetadas, fazem de tudo para mostrar ao mundo a grande roubalheira que é esta famigerada, bilionária Copa do Mundo, que nos foi imposta pelos cartolões da FIFA, incentivada pelos cartolas que infestam o nosso futebol.

Nessa luta de Davis contra Golias, muitos serão os vencidos e pouco os vencedores.

Mas nem tudo está perdido; depois teremos as “Olimpíadas”...

Coronel Maciel.

 

 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Nas labaredas sulfúreas dos infernos!


Quem me vê assim todos os dias metendo o pau na minha querida Comandante-em-Chefe pode até pensar “que eu não goste dela”. Ledo engano, meus caríssimos ouvintes, pois não é de hoje que eu a venho aconselhando a deixar de ser besta, e ficar pensando que todos nós brasileirinhos somos “babacas”, como acaba de dizer o nosso ex-comandante Lula, o analfa.          

Quem já leu a “Divina Comédia” deve se lembrar daquela passagem quando Virgílio diz para Dante avançar pelos corredores daquele inferno colossal, onde os pecadores choravam e gritavam, respirando fogo: -- Como hei de ir, dizia Dante para o assombrado Virgílio; como hei de ir se és tu de espanto dominado, quando consolo estou de ti esperando?

Hoje o Brasil amanheceu pegando fogo! Hoje o Brasil está pior, muito que o “Inferno Dantesco”. Se não estou enganado, foi o general João Batista Figueiredo que disse mais ou menos assim, ao ser “expulso” (entre aspas) do governo: -- Vai chegar o dia que vocês vão sentir falta dos militares...

Esse “purgatório” que os paulistanos, os eleitores mais “politizados” do Brasil estão sofrendo, é apenas a porta de entrada do Inferno que o Brasil vai virar, durante a famigerada-bilionária Copa do Mundo que se aproxima. E não adianta de nada os Chicos e Chicas da rede Globo querer falsear a verdade, tampando o sol com peneira; não adianta de nada a Miriam Leitoa (Ôps!--Miriam Leitão) dizer para os brasileirinhos não se preocuparem, “pois a inflação vai cair”.

Só não quero que quando o circo começar a pegar fogo (... e os Controladores de Voo, hein?... – Pensem, se eles resolverem “manter nos calços” todos os aviões deste desgovernado  Brasil durante a Copa?) a nossa risonha, inefável, tão querida e mentirosa presidente Dilma Pasadena não venha me dizer que eu não lhe disse nada; que eu não fui o seu camarada, o lado forte do seu “viver”...

Coronel Maciel.