sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ser grande!


Ser grande!

Não sei se os meus amados ouvintes também são leitores assíduos do nosso grande Machado de Assis, para mim um dos melhores do mundo! Machado dizia que Rufina, personagem do “Último” dos seus “Contos sem Data”, não tinha “a alma negra de lady Macbeth, nem a vermelha de Cleópatra, nem a azul de Julieta, nem a alva de Beatriz, mas cinzenta e apagada como a multidão dos seres humanos”.

Joaquim Benedito Barbosa Gomes, Presidente do Supremo Tribunal Federal. “Joaquinzão Barbosa” -- corajoso negro de alma branca -- indo embora (para sempre?) justamente num momento quando o Brasil mais precisa dele! -- “De tanto ver triunfar as nulidades...”-- Podemos compará-lo como o grande baiano “Águia de Haia” Rui, também Barbosa?  Os dois são grandes! Os dois são vitoriosos! Os dois são incomparáveis!  

O que é ser um grande homem? O que é ser um grande jurista?  O que é ser um grande milita? O que é ser um grande brasileiro! Para ser grande “Navegar é Preciso”! E as qualidades necessárias são inúmeras. E a maioria delas perfeitamente aplicáveis às mulheres, às mães principalmente. Porque as forças morais que qualificam grandes homens, grandes mulheres as possuem; assim como reservas morais que grandes mulheres possuem, muitos homens não as têm.

 Um grande homem, uma grande mulher, um grande militar, um grande jurista, um grande homem público, um grande sacerdote ou um simples homens do povo, são precisos e dotados de grandes e iguais qualidades!

“Ser grande”! Ser grande é saber enfrentar sereno e responsável os grandes desafios! É esquecer-se, para não esquecer as imensas e perenes responsabilidades para com a família, para com a Pátria, sua grande e maior família!

É enfrentar, às vezes calado, aqueles afeitos a só denunciar os tropeços dos fortes ou as humanas limitações dos homens beneméritos! É estar realmente na arena, na luta, no campo de batalha, na cabine do seu avião -- o rosto desfigurado pela poeira, pelo suor, pela “graxa”, pelo sangue, pelos grandes ventos, pelas grandes desilusões, pelos grandes amores, pelos grandes cansaços! É saber dedicar-se; é conhecer grandes entusiasmos; é empenhar-se numa causa justa! É nunca perfilar junto de almas timoratas, daquelas que não conhecem vitórias nem derrotas!

Ser um grande homem; ser uma grande mulher; ser um grande militar -- e não importa se soldado, cabo ou coronel; se do exército, marinha ou aeronáutica -- é estar sempre na luta; na luta sempre, sempre e sempre, mesmo errando, falhando e tornando a falhar...
Coronel Maciel. 

Nenhum comentário: