domingo, 11 de novembro de 2018

Fui poeta, piloto. sonhei e amei na vida!


Fui poeta, fui piloto; sonhei e amei na vida!
Machado de Assis, o nosso grande Machado de Assis, dizia do enorme abismo existente entre as esperanças de uns tempos e a realidade de outros tempos!  
Uma vez, quando fazia o curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, naqueles dias frios e úmidos em Cumbica, fui visitar o meu grande amigo Vieira de Souza, o meu colega de turma 57-39 João Baptista Vieira de Souza, o “Pi”, como carinhosamente o chamávamos, que se preparava para entrar na VARIG. Durante a visita, eu dizia a ele que também estava com vontade de largar tudo e ingressar na Pioneira, quando ele prontamente me apoiou. Vários colegas de turma também tinham trocado a FAB pela VARIG. Fiz as contas; pesei as vantagens e desvantagens; passar a vida inteira tirando serviços de Oficial de Dia, Superior de Dia; ora, escalado para comandar paradas, outras horas fazendo sindicâncias, continências, representações, IPM’s; voando os meus velhos e queridos aviões; uma infinidade de cursos e cursinhos; inesperadas transferências, enfim, mil e umas outras “coisinhas” na vida de Oficial, para poder chegar “às estrelas”, desejo maior de muitos e muitos outros. “ Na VARIG não tem nada disso, Maciste”: -- Aqui é só voar, voar e voar para bem distante e sempre nos melhores, mais lindos e modernos aviões; pernoites nos melhores hotéis do mundo; o Havaí é logo ali, e sempre ao lado das mais lindas e eficientes louras, brancas, negras e morenas comissárias. Peguei minha viola; fui tomar minhas caninhas; fiquei olhando o infinito céu azul, somando, diminuindo, considerando aquilo tudo e mais algumas coisas, resolvi continuar na FAB. E me dei muito bem, pois, respirando muito mais ares de Aviador, que de Oficial, consegui enganar as Comissões de Promoções, chegando a Coronel, tudo por merecimento, sempre cuidando com carinho, sem nunca ter arranhado nenhum dos meus aviões! Voltaria a voar tudo de novo, “se possível fosse, meu amor”... kkkkk
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: