quarta-feira, 2 de julho de 2014

Eleições no Clube da Aeronáutica.


Recebo convite para comparecer à posse do meu colega de turma, aluno 57-62 Marcus Vinicius Pinto Costa -- hoje Maj Brig Ar, como novo presidente do Clube da Aeronáutica. Longe, como há muito anos estou do Rio e das facilidades que o Clube oferece aos felizes associados da FAC, “Força Aérea Carioca”, ficarei aqui Natal torcendo pelo sucesso do Vinicius na presidência do Clube, com seus associados, hoje e a meu ver, bastante divididos nesse confronto eleitoral!

Aqui em Natal somos carentes, não só de Clube, como também de Hospital. Na realidade não temos nem onde, nem aonde cair mortos. A nossa saudosa RAMPA está completamente abandonada!

Votei na Chapa Verde, mais por amizade ao meu colega de turma, pois, tão longe, não posso avaliar corretamente a gestão do Ten Brig AR Ivan Moacyr da Frota, mas que, por ouvir dizer, foi excelente!

Eleições em Clubes Militares tem sempre muito de cor política. A Força Aérea Brasileira está há muito tempo nas mãos ágeis dos nobres pilotos de caça, assim como o Clube da Aeronáutica.  Mas -- não sei se feliz ou infelizmente, e só o tempo há de dizer -- acabam de perder essa importante fatia do bolo.

Os caçadores são poucos, mas muito unidos. Unidos até demais.  “Herdeiros” que são do coronel Rui Moreira Lima, líder dos nossos bravos pilotos na Itália, não sei a razão que o fez cair nos cantos e encantos da “vigária”, o fazendo ficar do lado dessa provocativa Comissão Nacional da Verdade, grupelho de trabalho criado para investigar “perseguições sofridas por militares a àqueles que se opuseram à Ditadura”. Dona Dilma sabe muito bem que -- como diz o seu criador – “em time que está ganhando, não se mexe”. E com a promessa de um punhado de bombons supersônicos, consegue manter os bravos caçadores na ilusão de estarem vivendo em plena democracia. Que pena!

Mas tudo bem. Dizia minha antiga vovozinha que não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe. Um dia a casa cai.

Bons dias na Presidência do Clube, meu caro amigo Vinicius!

Coronel Maciel.

Um comentário:

luzardo@matrix.com.br disse...

Meu caro amigo Gutinho

Sempre leio e aplaudo suas crônicas. Muito bem postas e "quase" todas justas. Entretanto veno agora em defesa dos NOBRES "malditos caçadores" que não deviam existir. Na verdade estão perto da extinção com os aviões de caça não tripulados que aparecem como o futuro da aviação de combate. Lógico que com o aparecimento dessa nova arma, os VANTs, acontecerá o tão esperado desaparecimento dos "malditos caçadores". Aí, então, a FAB renascerá como o "PHENIX".

Sobre os mal feitos dos caçadaores a quem meu estimado amigo se refere, obviamente ao Saito, não venho aqui em sua defesa, mas acredito que o saldo da sua gestão tem sido favorável à Força Aérea. É lógico que fica difícil "ganhar todas", mas pelo que acompanho o saldo é positivo. Principalmente nas aviações que não a caça. Na caça, depois de uma luta de 14 anos foi compromissada a compra do Gripen. Vai ser bom para a FAB e para o Brasil, penso eu, mas durante esse tempo todas as outras aviações foram reequipadas com novos aviões de transporte, de ataque, de patrulha, de asas rotativas e sobretudo o GTE... Tudo na surdina. Foi ótimo, não chamou a atenção do público. Burros e "Malditos caçadores" que dividiram e não souberam ficar com a melhor parte! Na área política, mais vale um "vaselina" que um durão, desde que descole as verbas para o seu galinheiro. Lembra quando o "alto comando" era todo de "engenheiros"? Época triste. Uma coisa só eu posso afirmar, apesar de discordar abertamente e pessoalmente de algumas atitudes do Saito, operacionalmente a Força Aérea deu um enorme salto! Na área administrativa, principalmente na saúde, acho que poucos ou nehum significativo avanço aconteceu.

A respeito do Clube de Aeronáutica também tenho uma opinião. O "caçador" Frota tirou o Clube da merda. Devendo a todos, cheio de ações na justiça, quase perdendo áreas físicas o clube estava agonizando. Hoje temos um clube "limpo". Isso também atrai "olhos grandes". Não porque o Frota é caçador, mas por muita fofoca e ambições por prestígio. Infelizmente as vaidades pessoais são facas de dois gumes....o Frota é muito vaidoso. Qualidade e defeito. Mas "olho grande" é só pobreza de espírito. Vamos apoiar o Vinícius, o Luís Mauro ou seja lá quem for, o que eu quero é um Clube organizado e bom para os sócios.

Finalmente, meu caro "Maciste", o que este "maldito caçador" quer mesmo é uma Força Aérea Forte e Operacional, um Clube decente para com os seus associados, e sobretudo um BRASIL sem canalhas, comunistas, terrorista, ladrões e corruptos. Essa será a eterna luta deste "maldito caçador" que muito lhe admira.

Forte abraço e me queira bem

Luzardo

PS. o Rui Moreiira Lima foi um herói de guerra, mas também foi um comunista cassado e que foi promovido a MB por ato judicial. Na BASC era o comandante comandado por um SO comuna. Agia muito "por trás dos panos", não era "flor que se cheirasse". Eu estava lá.