sexta-feira, 14 de agosto de 2015

E os militares, hein, Coronel?

Quem está satisfeitíssima com o silêncio das Forças Armadas é ela! A que verga, mas não quebra! Satisfeitíssima também com o “Supremo Tribunal Federal”, com seus Ministros escolhidos a dedo por ela mesma, a lesma. Eles são inamovíveis! Eles são eternos; eles são vitalícios! Eles são poderosíssimos e muitos e muitos outros “íssimos”. Ela é a dona de tudo! Dona do mais poderoso de todos os Exércitos: -- A imprensa servil.
Continuam a me perguntar: -- E os militares, hein, Coronel? -- Os nossos filhos estão aí, sendo drogados nas portas das escolas, morrendo a toda hora, e vocês não fazem nada?
Ora sei, ora não sei como responder a essa “Pergunta de Prova”, já que são tantos os  acham que não compete às Forças Armadas colocar seus integrantes em cada esquina para separar brigas de marido e mulher ou de vizinhos ou de traficantes e usuários de drogas; que isso é tarefa das Forças  Policiais. Outros dizendo que a missão das Forças Armadas está expressa na Constituição, nos parágrafos sobre a destinação das Forças Armadas. Outros dizendo que o povo brasileiro não pode se dar ao luxo de pagar caro para que os militares fiquem dentro dos quartéis, treinando para uma hipotética guerra, embolorados em aulas de uma guerra virtual e distante contra os “Argentinos” (isso compete aos Chilenos), deixando a população entregue “às baratas”. Outros dizendo que as Forças Armadas já voltaram de há muito para dentro dos quartéis. Outros dizendo que não existe essa história de “volta para os quartéis” -- ou “para que militares?” -- mas que também não é possível que eles fiquem agora “na sombra e água fresca”, assistindo “o circo” pegar fogo e desejando que tudo “se exploda”. Outros querendo de imediato a nossa volta (que Deus nos livre e guarde) para evitar o pior que se aproxima. Outros achando que as verdades mais solenes e verdadeiras que costumamos dizer mais parecem “piadas”. Outros achando que não há mais alternativas para o povo brasileiro, a não ser “rezar” para que nada lhes aconteça. Outros achando que a corrupção no Brasil não tem fronteiras, e que por maiores que sejam as de hoje, as de amanhã serão maiores e muito “mais  piores”. Outros implorando a nossa volta para que sejam construídos mais aeroportos, como o do Galeão e o de Guarulhos-Cumbica, os únicos que ainda prestam, construídos pelos militares; e que  construírem muitas outras coisas que hoje ninguém sabe que fomos nós que construímos. Por exemplo: EMBRAER,  ITA, Itaipu, a ponte Rio-Niterói, “milhões de outras coisinhas mais”.  
Na verdade eu fico sem saber para onde correr, e muito menos como responder. -- Mas eu acho que se não fosse as Forças Armadas, dona Dilma não seria hoje nossa falsa presidente.

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: