domingo, 15 de julho de 2018

Auroras da minha vida.


“Auroras da minha vida”.
Acabo de ler um livro que eu nunca pensei em me trazer tantas saudades. Saudades dos meus tempos de “Tenente Novinho”, recém transferido do curso de “Bombardeio”, em aviões B-26, como Aspirante Aviador, realizado em Natal, para exercer realmente funções “profissionais”, agora como Instrutor de Voo para os primeiros “Cadetes Precursores da Academia da Força Aérea”, em Pirassununga, no ano de 1964. Infelizmente meu tempo é curto para mostrar aos “amados ouvintes”, tantas vibrações idas e vividas naquele ano, na pequenina pérola que é Pirassununga, cidade dos meus amores, transformada no novo “Ninho das Águias Brasileiras”. O livro conta a história da turma de cadetes que iniciou a instrução em Pirassununga, e o processo de transferência da sede da Escola de Aeronáutica, situada no Campo dos Afonsos, no Rio. O livro nos mostra os inúmeros problemas e desafios enfrentados pelo seu Super Atarefado Comandante. Como se não bastasse tantos problemas, havia a tensão política que se agravava. Foi quando, só para citar um dos vários outros “probleminhas”, estava eu de ”Oficial de Dia”, quando me aparece uma comitiva de pais das mais que lindas “meninas” da cidade, que, nervosos e preocupadíssimos, “exigiam” urgente audiência com o Comandante, para tentar resolver o impacto causado sobre suas filhas, pela invasão da cidade “por tantos, tão lindos e garbosos Cadetes e jovens Oficiais”. Levei imediatamente o problema ao nosso comandante, o Tenente Coronel Aviador Miguel da Cunha Lana, que me mandou dizer “que voltassem outro dia, pois naquele estava por demais atarefado”; ora, os pais não aceitaram as desculpas, e insistiram comigo que retornasse a falar com o “Lana”, que, já de cabeça quente, mandou que eu lhes desse o seguinte recado: que eles tomassem os devidos cuidados com suas filhas, pois não era tramela dos “segredos” de ninguém. Com muito tato; com muito cuidado, usando o que ainda me restava de “Diplomacia”, contornei a situação, informando que tão logo fosse possível, seria agendado uma reunião, para resolver este assunto da mais alta relevância...
Coronel Maciel.



Nenhum comentário: