sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A PRIMEIRA PEDRA!


Atire a “primeira pedra”, disse Jesus, o manso e humilde de coração; cadê que alguém atirou? Já um outro engraçadinho vem agora nos dizer que não era pedra, era “goiaba”. Por causa de uma deliciosa dentada na maçã da Eva, fomos todos juntos expulsos do paraíso. Com medo das labaredas dos infernos é que muita gente por aí anda pecando às escondidas; mas, como dizia minha querida vovozinha, não adianta, meu filho: Deus está vendo tudo. É melhor viver pouco, mas alegre e intensamente, do que viver triste e só de lembranças; eis o que me dizem os drogados; os alcoólatras; os desenganados. Eu já bebi muito, e nunca bebia socialmente; bebia era para ficar bêbado mesmo! Hoje já não bebo mais.  Dizem que no interiorzão do Maranhão, do Pará, do Brasil; do mundo inteiro, que há um certo tipo de pais que dizem não ser “babacas” de criar filhas para os outros comerem: eles mesmos se encarregam. Assim como há mães que entregam suas filhas muito bem treinadas, doutrinadas, para coroas ricos “embriagarem-se”; e, depois de tudo gravado, filmado, fazem as maiores sacanagens e chantagens com os coitadinhos dos velhos; o Trump que o diga. Gabriel Garcia Márquez no seu “Memórias de Minhas Putas Tristes”, nos encanta, entre outros encantos e belezas, o presente que um velho mais queria no dia que ia completar 90 anos; pediu que uma cafetina lhe arranjasse uma “menina que fosse jovem e virgem”, para passar a noite do seu solitário aniversário. Na hora do crime, porém, descobre duas coisas que se encontram, que se perseguem e que atormentam a imensa maioria dos homens: -- a “Impotência”, quando no encontro com um grande amor! Garcia Márquez dá um enfoque todo especial para essa história. Foi o único livro que eu tive saco de ler desse escritor Latino Americano laureado com o “Nobel” de Literatura. Mas não o recomendo aos não sei quantos “carolas” que andam comungando por aí.  Vou ficando por aqui; o meu tempo é curto, e curto é o tempo dos meus amados ouvintes...
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: