quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Você é um "ouvinte" inteligente?


Duzentos bilhões de estrelas brilham na nossa galáxia, a mais que popular “Via Láctea”! Destas, somente seis mil podem ser vistas a “olho nu”! Por que só esta nossa terrinha, este zero pequenino, no dizer de Shakespeare, seria habitada? Quantos outros milhões e milhões de planetas existem por aí, neste mundão de Deus, que oferecem condições de pressões e temperaturas necessárias e suficientes para serem também habitados? E nas outras galáxias, que nem sabemos quantas são?

A descoberta de vidas em outros “lugares” levanta sérias questões “filósofo-religiosas” a respeito do nosso lugar no universo; neste nosso desconhecido universo abissal. Quais as conseqüências na história da humanidade quando forem confirmadas vidas em outros planetas? Fico a imaginar o impacto que descobertas assim possam ter em nossas religiões, em nossas crenças; no judaísmo, no cristianismo, no islamismo, até mesmo nos terreiros de macumba, quando afirmam que nós, seres humanos, somos “medalhas de Deus”; ou que somos a sua imagem e semelhança e escolhidos como filhos preferenciais!? -- Na doutrina cristã esta “escolha divina” foi levada a extremos, ao afirmar que, para resgatar a humanidade do pecado, Cristo, o mais querido filho de Deus, tornou-se humano e foi sacrificado na cruz!  

E se os habitantes de outros planetas forem mais inteligentes e mais evoluídos que nós? Será que eles seguiriam também a doutrina cristã? Qual a noção que eles teriam de “pecado”? Achariam também que pecar é não pecar? Seus “pecados” seriam também redimidos pela “graça divina”? Só nós aqui na terra seríamos considerados os “favoritos de Deus”?

Já lhes contei a resposta de um dos meus muitos amigos pescadores do Canto do Mangue, aqui em Natal, quando lhes perguntei se era a terra que girava em torno do sol e ele, me olhando duvidoso se eu estava brincando, respondeu:- - Mestre, não há força no mundo capaz de mexer com a terra! – E desculpe eu lhe dizer:- nem Deus, nem ninguém, são capazes de fazê-lo! - e foi saindo de mansinho dizendo: -- É o sol que gira e que gira e gira sem parar...

Como eu penso naqueles primeiros astrônomos, nos primeirosGiordanos Brunos” condenados à morte nas fogueiras da Inquisição Roma, por heresia! Nos discípulos de Galileu Galilei que foram queimados nas fogueiras medievais dos cardeais católicos que não aceitavam aqueles que acreditavam no ‘heliocentrismo’; a terra girando em torno do sol.

Até hoje eu não sei direito o que é inteligência ou burrice. Você é inteligente? Muita gente confunde inteligência com cultura; conheço muita gente culta, extremamente “burra”; assim como o contrário... Gente considerada burra, analfabeta, “apedeuta”, mas extremamente inteligentes. O Lula, por exemplo... O Lula, o analfabeto de pai e mãe que conseguiu ser presidente da república, prova que quanto menor é o grau de cultura, de estudo, de adiantamento de um povo, maior é o poder impressionista das forças ilusórias que os domina.

Mas, vejam que coisa mais engraçada (?): alguém que não conheço me mostra na rua o retrato nos jornais do Barack Obama beijando sua doce Michele, e me diz:- - Veja que coisa mais feia! Dois macacos se beijando escandalosamente, demagogicamente, perante os olhos de um povo considerado os mais poderosos e desenvolvidos do mundo...

Mas eu, aqui no meu cantinho; eu, no cantinho do meu quarto; eu, deitado em minha já cansada rede branca, vendo rir-me o violão, bato palmas para eles! Para eles, os nossos irmãos (?) do norte:- A maior democracia do mundo! A maior Força Aérea do mundo!

Coronel Maciel.