quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Coragem não é como preguiça...

Coragem não é como preguiça.
Que merda de país é este quando o mais criminoso dos bandidos, que acaba de ser condenado, no lugar de ir direto pra cadeia, sai a fofocar pelo mundo, rindo de um povo que só sabe clamar por justiça. “Me envergonho de ser brasileiro”; de pertencer a uma raça de covardes, de babacas, de medrosos. Medo de quê? De um partido, merda de um partido que até hoje só fez a nossa desgraça? Quantos de nós estão agora morrendo nas mãos de assaltantes, assaltantes que nada mais são que o resultado de tanta roubalheira, roubalheiras que tanto nos envergonham? Me lembro agora quando estava preso em Lagoa Santa, cumprindo 15 dias de prisão sem fazer serviço, impostas por quem se acha o dono da Capitania Hereditária do Maranhão, o Zé Sarney. Um “Brigadeiro” foi lá, “me visitar”; pastinha 007 nas mãos, que eu sabia ser um gravador; entrou na sala e foi logo rindo e perguntando, como se eu fosse um coronelzinho qualquer: -- Maciel, “quem escreveu” esse artigo que você publicou no “Jornal do Brasil”? Mas que pergunta, Brigadeiro? O “senhor” devia me perguntar porque “eu” escrevi o artigo!  E eu, pensando comigo mesmo: -- “Fedido, fedido e meio”; se “o senhor” quer saber tudo e de tudo, nem precisa perguntar; pode abrir essa pastinha, que vou lhe dizer o porquê de tudo. E não deu outra; depois de mais de uma hora contando tudo, ele se levantou, aperou minha mão, e foi se embora, dizendo estar satisfeitíssimo com o que acabava de ouvir. Os novos donos da minha querida Força Aérea pensavam que eu era uma espécie de “boi de piranha” à serviço do Ministro Délio Jardim de Matos, que nem desconfiava que eu existia. Não quero me fazer de “machão-machão”, mas tenho que dizer, como dizia minha querida vovozinha: -- Meu filho, coragem não é como preguiça, que todo mundo tem...  

Coronel Maciel

Nenhum comentário: