terça-feira, 17 de dezembro de 2019

ENERGÚMENOS.



Eu acho “energúmena” essa nova invenção da Globo: - “Adote um cachorro abandonado”. Nossa! Não sabia que tem mais cachorros abandonados que meninos de rua. Dia destes, de manhã bem cedo, ia eu dando minhas lentas caminhadas pelas ruas do meu bairro, quando “de repente” um portão se abre e me avança um desses enormes cachorrões saindo correndo quase me “abocanhando”; meu coração, velho de quase oitenta anos disparou, e quase parou; mas o “Cachorrão”, dono do cachorro, “late” para mim: -- Não se preocupe, coroa; o cachorro é manso. Uma senhora aqui da minha rua cria gatos e cachorros; ela adora ficar dando beijinhos, e “beijinhos de língua”, nos seus lindos cachorrinhos. Égua, siri. Atrás de casa, em Belém, quando eu era criança, tinha uma Rinha de Briga de Galos; as brigas começavam nas tardes de sábado, com gritarias e apostas de todos os lados, e havia apostadores de todos os naipes; de Advogados a Desembargadores; de Soldados a Coronéis.  Eu gostava de ir nem tanto para ver as brigas, mas mais para ver as emoções estampadas nos rostos dos assistentes; e eu ficava também admirado como as apostas eram feitas ao sabor das lutas, sem anotações, e no final todos sabiam exatamente seus lucros e perdas. Hoje fiquei sabendo de brigas de “Pitbuls”, que não sei se são mais “brabas” que lutas de “Boxe”, dessas que vale tudo, murros e pontapés. Em tempo: -- Só agora descobriram que o “Paulo” é um energúmeno e que “TV Escola” deseduca? 
Coronel Maciel.  

Nenhum comentário: