Jânio Quadros -- recusando-se a apoiar o governo americano no bloqueio contra Cuba, naquele caso dos foguetes russos instalados na ilha e apontados para o território americano -- condecorou “Che” Guevara com a mais alta condecoração brasileira, a “Ordem do Cruzeiro do Sul”. O resultado foi desastroso, como todos nós sabemos. Naquele então, vários militares e autoridades civis devolveram a mesma condecoração.
Agora fiquei sabendo que um oficial superior da nossa Marinha de Guerra -- o Comandante Dario Giordano, Capitão-de-Fragata – acaba de devolver a “Revista NOMAR”, distribuída pelo Centro de Comunicações da Marinha... -- O motivo? -- O nobre Comandante considera que a foto mostrando a confraternização do Comandante da Marinha com a Presidente Dilma Roussef e a Secretária dos Direitos Humanos Maria do Rosário “fere a dignidade de um oficial superior da gloriosa Marinha de Guerra”.
A mesma coisa está acontecendo nesses atuais corruptos e tenebrosos tempos quando muitos dos nossos militares estão devolvendo suas merecidas medalhas e condecorações, insatisfeitos ao saberem que essas mesmas medalhas e condecorações estão sendo entregues a conhecidos falastrões, delatores, ressentidos que continuam acusando “seus inimigos”, testemunhas que foram de suas abjetas covardias e insignificâncias... Estão devolvendo tudo, menos a honra e dignidade conseguidos com muita luta pelos nossos heróis do passado, vivificados no presente e necessariamente renovados no futuro!
“Qual cisne branco que em noite de lua
Vai deslizando num lago azul.
O meu navio também flutua
Nos verdes mares de Norte a Sul.
Linda galera que em noite apagada
Vai navegando num mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.
Qual linda garça que aí vai cortando os ares
Vai navegando
Sob um belo céu de anil
Minha galera
Também vai cortando os mares
Os verdes mares,
Os mares verdes do Brasil...”
Coronel Maciel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário