quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Gente Humilde.

Gente humilde.
Não gosto quando alguém, bem no meio da rua, dá um grito, bem alto, me chamando: -- Ei, “Coronel”... Gosto mesmo é de andar de bermuda, alpercata de rabicho, anônimo, só, no meio da multidão! Às vezes, quando não tenho nada p’ra fazer, como agora, depois que parei de voar, pego o meu Fiatizinho branco, podia até ter um carrão, mas não, e vou lá p’ro “Canto do Mangue”, apreciar as chegadas e saídas de navios levando nossas riquezas, melões, bananas, e outras das nossas, para os europeus comerem. Depois eu fico conversando conversa fiada com os pescadores, que me conhecem como “o piloto aviador”, quando passo a contar minhas mentiras sobre aviões, e eles as suas, sobre peixes. E conversamos manhãs inteiras. Dia destes eu perguntei se é o Sol que gira torno da Terra, ou “vice-versa”. Um deles ficou me olhando, o mais embriagado, por certo pensando se eu estava mangando deles, e respondeu em cima da bucha e um fortíssimo “bafo de cana” (da boa!): -- Que pergunta é essa, “Piloto”, não tem força no mundo capaz de mexer com a Terra! -- É o Sol! -- “É o Sol que gira, gira, de porre e sem parar...”, e deu a maior risada!  E fiquei pensando naqueles tempos do Galileu Galilei, quando os Cardeais da época mandavam queimar nas labaredas das fogueiras medievais aqueles que ousavam discordar deste nosso velho e sábio marinheiro... kkkk

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: