quarta-feira, 3 de julho de 2019

COMO PILOTO, NUNCA DEI AZAR...



Eu e o Tenente Tomé um dia decolamos de Barbacena para Congonhas, São Paulo, num Beechcraft C-45, mais conhecido pelos mais antigos como Beech-Mata-Sete; logo após decolagem “Monomotor”. Era um frio dia de um sábado de junho, e deveríamos transportar um casal de professores franceses para uma conferência na Escola. O Brigadeiro então me chamou para um particular, e disse-me assim, bem baixinho, para ninguém ouvir: --“Fura-Bolo”, era assim que ele carinhosamente me chamava, pegue o “Regente” e me traga eles aqui: - - Mensagem à Garcia, Brigadeiro? -- Ele me olhou, sorriu aquele seu sorriso e confirmou com aquela sua cabeça bem branquinha, parecida com a minha de hoje. Ora, o Regente vocês sabem muito bem quem ele era; era um pouco melhor que o 14-Bis do Santos Dumont, e Congonhas estava fechado para operações visuais; pois bem: Decolei e pousei em Congonhas, para surpresa geral dos controladores de voo; veio então correndo um oficial muito mais antigo que eu me dizer que eu havia cometido uma grave infração e que por ordem superior eu estava impedido de decolar. Nessas alturas, com os franceses já a bordo, fiquei na dúvida até que ponto eu poderia avançar; e avancei, colocando no plano de voo “Operação Militar”! Vale lembrar que estávamos no   ano de 1967, com a “Redentora” voando alto, iluminando o Brasil o Brasil inteiro.  Encurtando a história: - - Pousei em BQ em cima da hora, para alegria do Brigadeiro. -- Missão cumprida, Brigadeiro! -- Mas... vem "bronca" por aí... contei-lhe tudo e ele sorrindo me despreocupou. Nesse ínterim, eu fui transferido para Natal; e foi lá que eu recebi um "baita" de um "deveis informar". O Coronel Comandante da Base não aceitou minhas risíveis desculpas, e foi logo me dizendo: - -"Teje preso". Lembrei o caso ao Brigadeiro, lá em BQ e ele de lá então me disse: -- Fique tranquilo, Fura Bolo. – Deixe comigo. Grande Brigadeiro Camarão; jamais me deixaria na mão...
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: