sábado, 20 de novembro de 2021

AVIÂO NÂO CAI.

 

Avião não cai; quem cai é balão.

Lembrando o triste acidente com a nossa saudosa “Marília”, é quando eu me lembro de quantas e quantas vezes eu dizia para os meus “aluninhos de voo”: --Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço! Ou melhor, não façam o que eu fazia naqueles nossos velhos tempos, quando, Tenente ainda, em Barbacena, eu “adorava” fazer acrobacias e dar “rasantes” por cima das cabeças dos “aluninhos”, para “motivá-los”, como bem dizia o Brigadeiro Camarão, Comandante da Escola, que me apelidava, carinhosamente, de “Tenente-Fura-Bolo”. O “Camarão”, modéstia à parte, confiava demais no “Degas” aqui. E eu pegava a “corda toda’, fazendo coisas que até “Deus duvida”. Hoje, deitado em minha velha rede branca, na companhia dos meus “81” -- custo acreditar que fazia tantas leãozadas. Ora, todas as vezes que o Camarão tinha alguma “missão impossível”; dessas que “passarinho tem que ir  pra casa à pé”, ele me chamava e dizia bem baixinho,  como aquela vez quando, numa manhã fria de sábado, quando decolamos, de manhã bem cedo, eu e o Tenente Tomé, para irmos a Congonhas buscar dois professores e uma professora, todos  franceses e  tivemos que voltar logo após decolar, monomotor, no famoso Beech-mata-sete, ele então me chamava para um “particular” dizendo:-- Fura Bolo, me pega o “Regente” e me traga eles aqui. Eu: -- mensagem à Garcia, Brigadeiro? Ele, sorrindo, com todos aqueles seus cabelos brancos, balançava a cabeça dizendo sim. Ora, o Regente vocês sabem como ele era; fui e voltei, a tempo de os professores franceses (0 Camarão era o tradutor) darem seus recados, para ume plateia de ilustres convidados e todos os alunos. Muito obrigado, me dizia o Camarão. E eu: -- Brigadeiro, vem “bronca pesada” por aí. Para cumprir a missão tive que dar não sei quantos “rasante” por cima “das cabeças dos Controladores de Voo”... Deixa comigo, Fura-Bolo; fique tranquilo... Grande Brigadeiro Camarão!

PS:-- Repeteco. Edição revista e melhorada.

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: