segunda-feira, 8 de novembro de 2021

PILOTOS e COPILOTOS.

 

Pilotos e Copilotos.

Na FAB, os pilotos se revezam; pode ser um Brigadeiro e um Tenente “Pica fumo”, que, em cada etapa da missão, um deles senta “na esquerda”, segurando a “rodinha”.  Conheci um “antigão” na minha querida Força Aérea, quando o “filho da puta” dizia sempre assim: -- Eu vou de 1P, e você volta de 2P... kkkk.  Mas o que eu quero mesmo dizer é que o “Comandante” da missão manda mesmo; e são raros, raríssimos os Segundos Pilotos que tem a “ousadia” de interferir na pilotagem do mais antigo, principalmente na Aviação Comercial, onde o Comandante é um verdadeiro Deus. Uma vez um B-727 da VASP se aproximava de Fortaleza, em voo noturno, se não me engano vindo direto do Rio, quando o Comandante solicitou cancelamento do “Plano Instrumentos”, e resolveu fazer uma passagem baixa, baixíssima, agora em voo visual, querendo mostrar a beleza de Fortaleza “noturna”, querendo fazer média com sua “namoradinha” que estava na cabine, e iam passar “juntinhos” o pernoite, em FZ.  Ora, o copiloto, vendo tudo “vermelho” na telinha do radar, avisa ansiosamente o seu “Comandante” do perigo. Resultado: preferiu morrer, ele e todas as mais de não sei quantas “pessoas a bordo”, com “medo” de interferir na pilotagem, e receber um “esporro” do Comandante. Quem sabe, meu Deus, quem sabe, se o mesmo não aconteceu nesse caso da “Marília”, quando o copila talvez tenha visto o perigo, mas preferiu “morrer”, com medo de levar um “esporro”...

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: