Pilotos e Copilotos.
Na FAB, os pilotos se
revezam; pode ser um Brigadeiro e um Tenente “Pica fumo”, que, em cada etapa da
missão, um deles senta “na esquerda”, segurando a “rodinha”. Conheci um “antigão” na minha querida Força
Aérea, quando o “filho da puta” dizia sempre assim: -- Eu vou de 1P, e você
volta de 2P... kkkk. Mas o que eu quero mesmo
dizer é que o “Comandante” da missão manda mesmo; e são raros, raríssimos os Segundos
Pilotos que tem a “ousadia” de interferir na pilotagem do mais antigo,
principalmente na Aviação Comercial, onde o Comandante é um verdadeiro Deus.
Uma vez um B-727 da VASP se aproximava de Fortaleza, em voo noturno, se não me
engano vindo direto do Rio, quando o Comandante solicitou cancelamento do “Plano
Instrumentos”, e resolveu fazer uma passagem baixa, baixíssima, agora em voo
visual, querendo mostrar a beleza de Fortaleza “noturna”, querendo fazer média
com sua “namoradinha” que estava na cabine, e iam passar “juntinhos” o pernoite,
em FZ. Ora, o copiloto, vendo tudo “vermelho”
na telinha do radar, avisa ansiosamente o seu “Comandante” do perigo. Resultado:
preferiu morrer, ele e todas as mais de não sei quantas “pessoas a bordo”, com “medo”
de interferir na pilotagem, e receber um “esporro” do Comandante. Quem sabe,
meu Deus, quem sabe, se o mesmo não aconteceu nesse caso da “Marília”, quando o
copila talvez tenha visto o perigo, mas preferiu “morrer”, com medo de levar um
“esporro”...
Coronel Maciel.
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