quarta-feira, 24 de novembro de 2021

VELHOS MARINHEIROS.

 

Gente humilde.

Fico “puto da vida” quando vou caminhando no meio da multidão, e alguém dá um berro me chamando: -- Ei, “Coronel”... Paro e digo:  Não me chama assim de coronel, porra; você sabe aqui está cheio de “comunistas” que tem raiva de “coronel”, doidos pra arranjar uma discussão pra provocar. Por isso que eu gosto de andar, só, nas “feiras livres”, de bermuda, alpercata de rabicho, “anônimo”, no meio da multidão! Quantas vezes, cansado de não fazer nada, pego o meu Fiatizinho, e “fujo” lá p’ro “Canto do Mangue”, apreciar as chegadas e saídas de navios das mais variadas bandeiras, nas suas voltas por este mundão a fora! Depois eu fico conversando conversa fiada com os pescadores, que me conhecem como “piloto aviador”, quando passo a contar minhas mentiras sobre os maiores aviões dos ares, e eles as suas, sobre os maiores peixes dos mares! E conversamos manhãs inteiras. Uma vez eu perguntei se é o Sol que gira torno da Terra, ou ao “contrário”. Um deles ficou me olhando, o mais “bebido” de “nóis”, pensando que eu estava mangando deles, e respondeu em cima da bucha, acompanhado do seu forte “bafo de cana”: -- Que pergunta é essa, “Piloto”, não tem força no mundo capaz de mexer com a Terra! -- É o Sol! -- “É o Sol, peixe pequeno, que gira, gira, de porre, doido, sem nuca parar, dando a maior das gargalhadas! E fiquei pensando naqueles velhos tempos do Galileu Galilei, quando os Cardeais da época mandavam queimar vivos, nas labaredas das fogueiras medievais, aqueles que ousavam discordar das mesmas “verdades” deste nosso velho e sábio marinheiro... 

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: