quinta-feira, 14 de julho de 2011

Meus velhos tempos de "Aspirante" em Natal.

Havia na BANT, Base Aérea de Natal, figuras verdadeiramente folclóricas... O Luís Augusto, da Sala de Tráfego Aéreo era um deles; ele adorava "falar" Inglês... Era um dos remanescentes civis da Segunda Guerra. Uma das suas historinhas:- Resposta da Torre Natal a um piloto que insistia em pousar, mesmo com a pista interditada:- -"If you want land. you land; but, if it gives cake, I take my body out" (Se você quiser pousar você pouse; mas se der bolo eu tiro meu corpo fora...).
Havia o "Twist"; este era um engraxate que, devido a um defeito físico, não tinha coordenação motora; diziam, de pura gozação, que ele vivia dançando o twist, a música daquela época. O Twist engraxava mais as nossas meias que os nossos sapatos... Fiquei sabendo que o Twist morreu atropelado quando tentava atravessar a rua em frente à BAGL, Base Aérea do Galeão; seu sonho era conhecer o Rio de Janeiro. Alguém deve ter dado uma carona a ele, e... aconteceu o pior.
Mas, o mais interessante de todos para mim era o "Casa Amarela", apelido de um funcionário civil, "reiado", "niver um" como ele gostava de se dizer; era o encarregado do bar do Primeiro do Quinto Grupo de Aviação, o 1/5 GAV. O bar não servia bebidas alcoólicas, mas Casa Amarela derrubava um litro de cana todos os dias, durante o expediente (muito bem escondido, muito veladamente, é claro...) Mas não errava um centavo na prestação de contas diária... Bem em cima da pia onde ele limpava (ou sujava) os pratos e os copos, havia uma folinha com o retrato de uma linda mulher nua; ele limpava os pratos sempre olhando para a sua beldade, cantando uma das suas músicas favoritas que dizia "Tu vives me caluniando contando “menthxiiiiras" , imitando o “chiado dos cariocas”... e oferecia à sua linda um copo cheio da branquinha, fazendo um círculo perfeito com o copo na mão, sem derrubar nem um pingo. Era uma figura, o bom Casa Amarela. Mas a melhor dele aconteceu com a turma de Aspirantes antes da nossa. Sou Aspirante de 62, fiz o curso de bombardeio nos aviões B-26, em 63, ano em que o Presidente Kennedy foi assassinado, em “Ballas”, no Texas... Pois bem; vestiram o Casa Amarela de Coronel--Aviador, e mandaram que ele fizesse o papel de Comandante da Base, sendo encarregado de receber os Aspirantes, no dia da apresentação no 5GAV. Foram recebidos com uma "puxada" ordem unida , naquele asfalto quente:- "Aspirantes sentiiiiido!! Direita volver!! Ordinários...Marrrrchem!!! Aspirante Peralta! Acerte o passo pô... Vamos todos agora, correeeendo... curto!
Quando os Aspirantes notaram que tudo era gozação, só faltaram “matar” o Casa Amerela, que corria, rindo, pela pista...
Velhos tempos de Aspirantes...

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: