quinta-feira, 14 de julho de 2011

Um "Cabo Velho" interditando a pista em uso.

Antigamente, Capitão IG, Tenente IG, Sargento IG era sinônimo de militares "durões”, “Caxias”... Eu me lembro que quando eu era Aluno em BQ, em 1957, fui me apresentar de férias num antigo e centenário casarão na Praça da República, transformado no QG da Primeira Zona Aérea, em Belém do Pará, minha doce cidade morena. Logo na entrada fui surpreendido com os gritos de um famoso Capitão IG, que me dava voz de prisão, por eu estar "fora do uniforme”. :- - Prendam o homem!!! --- Prendam o homem, gritava ele. Nisto chega, para minha salvação, o brigadeiro Comandante, à paisana, com um lenço vermelho no pescoço, rodeado por duas lindas morenas... Não sei exatamente de onde eles vinham... Mas logo veio a contra--ordem:- - Soltem o homem... Soltem o homem...
Em Natal, havia um Capitão IG, se não me engano era Joviano o nome dele, que era, segundo seus "inimigos", o filho mais velho de "Lampião", e mais "grosso” que papel de embrulhar prego... No regresso de uma longa viagem de "saco", espremido num “confortável” T- 6, quando já bem próximos de Natal ele foi avisado que estavam retornando à Recife, pois Natal estava interditado devido a um enorme CB sobre a pista, ao que ele retrucou de imediato:- - Pois eu vou mandar recolher esse herege logo que eu chegar... Onde já se viu uma coisa dessas! Eu que já estava doido pra chegar em casa, com a bunda quadrada de tanto estar sentado em cima desde pára-quedas!...
PS :- para os que não sabem, CB é abreviatura de Cumulus Nimbus, que o Capitão da nossa gloriosa Infantaria julgava ser um Cabo-Velho...

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: