domingo, 6 de setembro de 2015

Bate, bate, bate coração!

Mais um, ou menos um?  – Cinco de Setembro. O tempo passa e agente nem percebe! 75 anos! Sempre sentado na cabine do mesmo “avião”.  Judiei muito com ele.  Foram tantos os toques e arremetidas; tantas as “emergências”!
Judiei com suas “bombas de pressões”! Com o fígado principalmente!  Este, sim, tem razões de sobra para se vingar dos enormes sacrifícios a que foi submetido. O pulmão também; maltratado pelo fumo durante nem sei quantos anos. E a minha cabeça? – Ah! – minha cabeça! Esta bem que poderia vingar-se com seu cérebro, cérebro pecador até demais! Cérebro que tantas e tantas vezes “bolou” memoráveis astúcias!
 E o velho coração? -- Tuc-tuc-tuc -- Incansável! -- Este, sim! Este eu lhes garanto que nunca fez mal a ninguém! É bem verdade que muitas vezes foi fraco, foi mole, foi aflito; hoje chateado, amanhã feliz; ora medroso, ora corajoso. Mas sempre disposto a compreender os maus e a perdoar os invejosos.
Um coração que nunca deixou de amar o canto pequenino onde nasceu e a carreira que abraçou.  As estrelas dos meus tempos de menino continuam a marchar comigo, em rútilos tropéis! Sempre brilhando sobre mim quando declino, consolando-me nesta longa reta final.
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: