sábado, 13 de fevereiro de 2016

Ascensão e Queda das Companhias de Aviação.

Avião é um dos brinquedos mais caros do mundo! Caros e logo descartáveis! Antes mesmo de serem pagos aos grandes fabricantes, logo outros -- segundo eles “melhores, mais econômicos e muito mais rentáveis” -- são apresentados nos mercados. E as Companhias Aéreas, mesmos aquelas consideradas as melhores do mundo, que não se “modernizam”, acabam perdendo as asas. Acontece tanto nos países ricos, como nos pobres. Adaptar-se às imposições dos grandes fabricantes, ou... morrer.
O mesmo acontece com os “Aviões de Guerras”. Esses, então, ficam logo obsoletos; e o que é pior, os grandes fabricantes, sempre do “Primeiro Mundo”, vendem tanto para amigos, como para inimigos; não importa; quanto mais guerras melhor!  Melhor “para eles”, é lógico! É de lei. São eles os maiores incentivadores de guerras!
Quando esses caríssimos “brinquedinhos de guerras” são fabricados e usados nos grandes países do mundo, como é o caso dos americanos, franceses, ingleses, as coisas se tornam muito, muito mais fáceis. Eles mesmos trepam, eles mesmos gozam. Mas quando são os babacas dos países pobres que caem na conversa dos “ricos”, aí é foda, como é o caso deste hoje mais que fudido Brasil. E o refrão é sempre o mesmo:- - Se queres paz, prepara-te para guerras!
O Brasil, na época da “Famigerada Ditadura”, entre outras grandes realizações, os “Ditadores” criaram a “EMBRAER”.  E para tanto foi necessário criar o CTA, que abriga vários “Institutos”, sendo o mais conhecido, o ITA,  para Estudos e Desenvolvimento da Indústria Aeronáutica Brasileira. Hoje, fabricamos os “Super Tucanos” e agora o “KC-390”, para transporte Tático/Logístico e reabastecimento em voo, grande orgulho para todos nós, mesmo sabendo que as peças nobres desses aviões são todas importadas dos Estados Unidos. Isto acontece não somente aqui, como também, por exemplo, na Suécia, fabricante desses Supersônicos “Gripens”, que a “FAB” comprou, e muito infelizmente alvo de severas dúvidas quanto à “lisura” da compra. A FAB diz que a escolha foi feita usando critérios exclusivamente técnicos. Mas, infelizmente, muitos duvidam.  “Petralhas” estão aí, escondidos em todos os vãos e desvãos escuros dos Palácios do Planalto, que não me deixam mentir.
Hoje, “Velha Águia Hangarada”, fico assim pensando, deitado em minha velha rede, tão desbotada pelas maresias:- - Será que não seria melhor, bem melhor, eu ficar calado, perdido em meus pensamentos...
Coronel Maciel.



  

Nenhum comentário: