segunda-feira, 27 de maio de 2019

UM Cardeal e um Cadete.


Um Cadete e um Cardeal.
Gostei, manda me dizer o Spindola, lá do seu Igarapé das Almas; gostei; mesmo sabendo que nada vai mudar; nem essa porra do STF, nem essa merda do Centrão; assim como não acredito que nenhuma dessas nossas “Caboquinhas”, de olhares enviesados, como a Capitu, do Machado, possam ser belas e honestas, ao mesmo tempo; mas, peraí, lhe digo eu, mais revoltado que passarinho quando está com raiva: e a nossa, ou melhor, e a tua Raimundinha, que eu conheci muito antes que você, não é bela e honesta, e di menor ao mesmo tempo? É; parece que sim; mas ninguém sabe o dia de amanhã, e hoje só me interessa o lado trágico do amor, me diz o nosso ousado filósofo: assim como um Cardeal aos 80, repete a mesma coisa que aprendeu quando nos seus 18, eu também continuo repetindo perto dos meus 80, as mesmas coisas que aprendi quando Cadete, quando nos meus 18: não acredito nesta tal “democracia”,  palavrinha difícil de se entender, e que ainda precisa ser muito bem definida nos dicionários da vida, pois, como eu já te disse e repito, só houve democracia no Brasil naqueles nossos belos tempos, tempos daqueles velhos generais, quando a gente podia dormir nu, de bunda pra lua, todo ensaboado, relógio de ouro no pulso, num banco da Praça da República, que ninguém encostava; hoje vivo aqui feliz,  olhando esse meu  Pôr do Sol, mais lindo e muito mais bonito que todas as poesias e filosofias do mundo.
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: