quarta-feira, 14 de agosto de 2019

BRASIL X ARGENTINA.


Brasil, Parnaíba e Argentina.
Berenaldo era Sargento Radiotelegrafista servindo no Destacamento de Proteção ao Voo, em Parnaíba, lá do Piauí. Berenaldo sonhava, assim como todos nós sonhamos, acertar na Loteria. Naqueles bons tempos não havia a “Mega-Sena”; só a recém-criada Loteria Esportiva; e foi num Domingo à tardinha, ouvindo, sozinho, esperançoso, o resultado dos jogos no seu radinho de pilha, numa das belas praias de Parnaíba; olhando lá longe as paredes do céu se encontrando com as ondas verdes dos mares Atlânticos; e foi acertando, acertando, acertando e quando viu, estava rico! Riquíssimo! Na época eu servia no Serviço Regional de Proteção ao Voo, SRPV-2, em Recife, a minha querida “Veneza Brasileira”. Berenaldo quando se viu assim tão rico, “ensandeceu” -- como diria o nosso Machado de Assis no seu “Mosca Azul”. “Zerou” as dívidas de todos os seus amigos que serviam no Destacamento, e sumiu; entrou em "Destrefa”; desertou. Resolveu se apresentar depois de várias semanas, na sede do SRPV, que ficava numa área dentro da Base Aérea de Recife. Berenaldo não veio fardado; veio todo nos "trinques”; vestido à caráter: -- Paletó branco todo engomado, sapatos pretos de verniz, unhas bem tratadas, um perfeito turista internacional; convidei-o para um cafezinho, e fiquei admirando uma pessoa que, de repente, ficou multimilionário, me dizendo, rindo, alegre, sorridente que veio pedir as contas da FAB. Ora, eu, que era seu amigo, e visando facilitar sua nova vida de homem rico, contei o caso ao Brigadeiro Comandante do COMAR, e foi então autorizado que ele entrasse em gozo de Licença Especial, a partir do dia da deserção; e durante a nossa conversa, fiz-lhe ver  que esta era a sua melhor opção; passar seis meses estudando a melhor maneira de aplicar tanto dinheiro. Mas de nada adiantou “os meus conselhos”, e Berenaldo nos disse adeus e partiu... -- Partiu, mas parece que não foi feliz. -- Afeito a só "martelar" nos aparelhos de telegrafia perdeu tudo. Assim fiquei sabendo, pois nunca mais o vi. Faço esse arrodeio todo, pensando no nosso corajoso mito B-17, que acaba de dar motor e  dizer, alto, para o mundo inteiro ouvir:--Bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder na Argentina, agora a caminho de se tornar uma outra “Venezuela”; ao que o “Alberto”, uma espécie de Lula de lá, que tem como vice a “Kirchner”, outra espécie de “Dilma” de lá, ficou com raiva e disse que o Bolsonaro é “misógino” kkkk; esses argentinos não criam vergonha mesmo; levaram um pontapé na bunda (conforme prometido, eu agora só uso “eufemismos”) dos ingleses nas Malvinas, e, como sabemos, eles se “borram” de medo do chilenos, e precisam respeitar  o nosso grande mito, pois, como ele mesmo diz:-- Respeito é bom e eu gosto...
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: