domingo, 12 de maio de 2013

A "excelência" da medicina cubana.


Ligo meu radinho de pilha, altas horas da noite, e sem querer e infelizmente ouço a pergunta “estudada e dirigida” feita por uma “repórter” da rádio CBN a uma autoridade brasileira “expert” em medicina: -- O senhor sabe muito bem da excelência que é a medicina cubana; o que o senhor acha então desses seis mil médicos cubanos que serão contratados pelo governo da presidente Dilma?  -- Não tendo inteligência ágil e suficiente para responder em cima da bucha tão tinhosa afirmação, a autoridade gagueja, sem saber o que dizer...

Ora, todo mundo sabe que o finado Hugo Chávez daria “tudo” para ser tratado num dos hospitais de São Paulo; mas -- o orgulho mata! – preferiu morrer nas mãos dos "excelentes" médicos cubanos. 

Não sei se vocês se lembram da “era Sarney”, quando o Brasil sofreu a pior crise de abastecimento: não se conseguia comprar nem um litro de leite para nossas crianças. Foi preciso importar carne contaminada pelas radiações da usina nuclear de Chernobyl. Hoje a Venezuela está igual ao Brasil, ao Brasil da famigerada “Nova República”. Mas o Brasil da dona Dilma está pronto para ajudar o Maduro, mesmo sendo necessário desviar a carne e o leite dos pobres nordestinos, que estão morrendo de fome e sede, vítimas da pior seca dos últimos tempos.

Quem me dera que pelo menos um dos meus artigos; ou pelo menos um dos outros milhões de artigos que são escritos em outros pequeninos e esquecidos Blogs que se perdem pelas dobras dos caminhos e que nunca serão destaques em qualquer desses grandes jornais que vivem de esmolas do governo. -- Mas ora, direis: -- Por que choras tanto assim, velho corona, se não consegues publicá-los nem na “Revista Aeronáutica”, órgão oficial do teu próprio clube?

Mas hoje é o Dia das Mães e dedico a todas elas, vivas ou mortas (lembro agora e todos os dias da que foi minha e que tão cedo perdi) esta verdadeira pérola:  

                                      

                                                     Retrato de Mãe.                     

                 Don Ramon Angel Jara. – Bispo de La Serena – Chile.

                                                 (Escrito num álbum)

 

“UMA simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio, desvenda os segredos da vida e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que amam e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos; forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões; viva, não sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam e, morta, tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios. Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher, se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum: porque eu a vi passar no meu caminho. Quando crescerem seus filhos, leiam para eles esta página: eles lhes cobrirão de beijos a fronte; e dirão que um pobre viandante, em troca de suntuosa hospedagem recebida, aqui deixou para todos o retrato de sua própria MÃE...”

O meu grande abraço a todas as mães do Brasil e do mundo.

Coronel Maciel.