“VARIG S/A”... Vários Alemães Reunidos
Iludindo Gaúchos, Sem/Acochambrações! Vez em quando os jornais divulgam os
sofrimentos, as injustiças, as penúrias que estão sofrendo os “velhinhos e
velhinhas” da nossa saudosa e querida VARIG. Eu tenho muito mais pena dos ricos
que de repente ficam pobres, do que aqueles que sempre foram pobres, como os
“velhinhos” da nossa Força Aérea. Feliz é o pobre que está satisfeito com o que
tem!
Sem brincadeiras: mas
não deve ser mole para aqueles que -- como um comandante internacional da
VARIG, que recebe, ou recebia não sei bem quanto, mas talvez o equivalente a
uns 40 salários mínimos, passarem a receber na aposentadoria a merreca que paga
o INSS. -- Deve ser horrível voltar a ser pobre! -- Quem sempre diz isso é o
Lula, o analfa, aquele que tem o maior medo de voltar a ser pobre; e por isso
defende tanto o mensalão e outras grandes bandalheiras por aí; tanto ele, como
a mãe do PAC. Dizem que o Lula é dono de uma fortuna acumulada de dois bilhões
de dólares!
“Ouvi dizer” que foi o
Lula e sua “curriola” que forçaram a queda desastrosa da VARIG; assim como é o
Lula e sua “curriola” que estão afundando com a PETROBRÁS. Não sei; não sei.
Como também não sei bem quais os motivos da “quebra” do Instituto AERUS de
Seguridade Social criado em outubro de 1982 pela Varig, Cruzeiro e Transbrasil,
e “patrocinado” pelo Brigadeiro Délio Jardim de Mattos, na época Ministro da
Aeronáutica. Não sei realmente os motivos da quebra, ou do grande “acidente
aéreo”, o “fogo nos motores”, que derrubou os aviões, o AERUS, levando tudo e a
todos a esta triste situação dos nobres tripulantes e funcionários da VARIG.
Sei que grandes e famosas companhias de aviação já quebraram e continuam
quebrando: A PANAM; a TWA; a BRANIFF INTERNATIONAL; a nossa PANAIR, VASP,
TRANSBRASIL... Os motivos são vários; entre outros: os grandes fabricantes de
aviões, como a BOEING, fabricam aviões, digamos, “descartáveis”, embora sejam
equipamentos caríssimos. Logo são construídos outros e mais outros muito mais
modernos, econômicos, eficientes. E as companhias que não conseguem ficar
sempre renovando suas frotas, quebram, pois novas companhias são criadas,
equipadas com aviões mais modernos, concorrendo com muito mais eficiência.
Assim caminha a aviação. Adaptar-se, ou morrer. Assim é tudo na vida,
Sei que os tripulantes
da VARIG (nem todos) foram cooptados, ou “seduzidos”, ou outro adjetivo mais
qualificativo que queiram dar, a colaborar com terroristas, transportando
“lembrancinhas” para “exilados” na Europa, no Chile... Lembrancinhas, mas
principalmente lembrançonas: “dólares”, dólares provenientes de assaltos a
bancos; ações de terroristas muito em
voga na época da “ditadura”. -- Para onde a senhora remeteu aqueles dois e meio
milhões de dólares do cofre do Ademar, hein, dona Dilma? -- Sem esses milhões
de dólares provenientes desses assaltos com poderiam viver, e viver bem, os
líderes, os cabeças, os coitadinhos dos exilados, como o FHC, o Zé Serra, no Chile,
e aqueles outros que viviam no maior “flozô” pelos Cafés de Paris?
Minha avó sempre dizia:
meu filho, quem ajuda os outros acaba... “se dando mal”...
Ou o Brasil acaba com o
PT; ou o PT acaba com o Brasil!
Coronel Maciel.