segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Coisas da vida.



Coisa da vida.
Ia eu tranquilamente sossegado “caminhando e cantando e seguindo a canção”, olhando o mundo correndo curto, mas cada vez mais apressado; aproveitando para dar uma olhada nos velhos livros de “Sebos”, lugar onde gosto muito de ir, pois é o único lugar onde ainda se pode encontrar aqueles bons livros de antigamente. Hoje, coisa de velho mesmo, não consigo “gostar de ler” esses livros de escritores “modernos” que, a meu ver, se parecem mais com esses malditos pagodes, mesmo os chamados pagodes românticos, e outras coisas piores tipo “bate estaca”, que rolam por aí, poluindo os ouvidos da gente. Foi quando, e sem tocar preparar, um alguém que nunca vi, cutuca meu braço, me para e me diz:-- Coronel -- não sei como o “desgraçado” descobriu que sou coronel:-- eu “não dava pra ser militar”; não dava pra ser humilhado pelos que se acham “superiores”, e que tratam mal seus subordinados; não daria para ser “ditador” com suas manias de “torturadores”, e muitas outras coisinhas assim.  Me deu logo vontade de mandá-lo “pra puta que o pariu”, mas graças ao meu bom Deus chegou um amigo meu, conhecido também do tal, tentando contornar a situação.
Voltando eu à calma, e vendo que o rapaz, que se dizia advogado, estava um tanto quanto “melado”, e que não passava de um destes muitos militantes políticos recalcados com militares, e depois de muito ouvir “conversa de bêbado”, fiz-lhe ver que nunca um “general” haveria de tratar mal um subordinado, coisa comum de se ver no meio civil, onde “chefes” costumam tratar com desrespeito seus “subordinados”. Dizendo-lhe também que um coronel não ganha “rios de dinheiro”, como ele dizia que eu ganhava,  ficando admirado e não acreditando, quando eu lhe disse que um general não pode ganhar mais que dez vezes o que ganha, por exemplo, um soldado; assim: se um soldado ganha mil e quinhentos  reais, um general só pode ganhar no máximo dez vezes mais, isto é, quinze mil reais, enquanto na vida civil, um “desembargador” por exemplo, pode ganhar vintém, trinta, quarenta, muitas vezes mais o salário que ganha um trabalhador que limpa as ruas da cidade.  
Coronel Maciel.
  

Nenhum comentário: