sexta-feira, 12 de abril de 2013

Capitães da Areia.


Jorge Amado, comunista não sanguinário — eu não me envergonho de dizer que tenho amigos comunistas; nem todos são sanguinários--comunistas --- e por ser comunista teve seus livros divulgados pelo mundo inteiro; traduzido em alemão, espanhol, francês, grego, húngaro, italiano, norueguês, polonês, romeno, russo, tcheco...

“Capitães da Areia”, para mim, é um dos seus melhores livros. Publicado em 1937, pouco depois de implantado o “Estado Novo”. Teve sua primeira edição apreendida e 808 exemplares incinerados pelos “censores” da ditadura Vargas, por terem sido considerados propagandistas do “Credo Vermelho”. Capitães da Areia nos conta histórias das crianças abandonadas pelas ruas, becos e ladeiras da Bahia de Todos os Santos e do pai de santo Jubiabá.  Numa das páginas mais comoventes desta verdadeira obra-prima da literatura universal, Jorge Amado nos conta o enterro de Dora, a amante ainda menina de Pedro Bala, o líder dos Capitães: “Como uma estrela de loira cabeleira”: -- Contam no cais da Bahia que quando morre um homem valente ele vira estrela no céu. Assim foi com Zumbi, com Lucas da Feira, com Besouro, todos negros e valentes. Mas nunca se viu um caso de mulher, por mais valente que fosse, virar estrela depois de morta. Algumas, como Rosa Palmeirão, Maria Cabaço, viraram santas nos candomblés de caboclo. Mas nunca nenhuma virou estrela.

Não sei se Deus vai perdoar o Jorge Amado por ter sido ateu e defendido o credo comunista (aliás, é pleonasmo dizer que todo comunista é ateu). Não sei também se Deus vai nos perdoar por havermos traído a confiança e esperanças tantos milhões de brasileiros, deixando o Brasil cair de mansinho nas mãos de comunistas tão ateus, quanto corruptos, incompetentes e sanguinários.

Coronel Maciel.