sábado, 14 de dezembro de 2013

"Madame Bovary"


“Madame Bovary” trata da desesperança e do desespero de uma mulher que, sonhadora demais, se vê presa em um casamento insípido, com um marido de personalidade fraca, em uma cidadezinha do interior. Gustave Flaubert, neste romance, nos mostra o crescente declínio da vida - interna e externa - de Emma Bovary.

Bovarismo.  Em termos psicológicos, o bovarismo consiste em uma alteração do sentido da realidade, na qual uma pessoa se considera outra, que não é.  Em termos mais gerais, o bovarismo faz referência ao estado de insatisfação crônica de um ser humano, produzido pelo contraste entre suas ilusões e aspirações, geralmente desproporcionais, tendo em conta suas próprias possibilidades e a realidade.

Felizes aqueles que estão satisfeitos com o que são e o que tem. Felicidade é uma casinha pequenina, onde o nosso amor nasceu...

Muitos são os homens; muitas, as mulheres -- digo isto baseado em minha mais que modesta opinião -- que se tornaram heróis, “heróis de barro”, por conta de “endeusamentos”. São líderes religiosos; são líderes políticos, das mais diversas crenças e partes do mundo:- - Brasil; Cuba; África, Europa, Estados Unidos, Oriente Médio; países do mundo inteiro que se tornaram e continuam se tornando “deuses”, devido à ignorância; burrice; analfabetismo de mais de noventa por cento da humanidade. (Conhecemos pessoas formadas, mestres, doutores que continuam sendo perfeitos “analfabetos”)

E isso vem acontecendo desde que o mundo é mundo! A história se repete! – E eu não acredito na possibilidade de fugir dessa regra; ao determinismo da história.

Eu procuro fugir das ilusões, para não viver desiludido. Por isso que agora mesmo, aproveitando este maravilhoso sábado azul de sol e de mar, com suas nuvens que passam ligeiras, vou sair por aí, levando meu violão de baixo do braço. Em qualquer esquina eu paro; em qualquer botequim eu entro; e se houver motivos, ou alguma morena boa (estou rindo de mim...) é mais uma loura gelada que eu pago! Louras geladas acompanhadas de camarões e lagostas bem grelhadas.

Quem quiser que viva de ilusões... Eu mesmo, não! -- Ilusão! kkkkkkkk   

Coronel Maciel.

Nenhum comentário: