segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Questão de nome, "se discute"...


Eu sempre dizia ao meu amigo, Coronel Felicíssimo, quando cursávamos aqueles longos e intermináveis dias frios na Escola de Comando e Estado Maior, naquela “luta renhida, viver é lutar”, às vezes lutas piores que brigas de foice no escuro, que muitos travaram, travam e travarão  para chegar  às estrelas:- Feliz, desista; -- com esse nome você nunca vai a Brigadeiro! – E tu, José Agostinho, e caíamos na maior das gargalhadas.

Realmente, é verdade! -- para chegar a Brigadeiro (não sei se o mesmo acontece com almirantes e generais) e principalmente a “piloto de caça” (todos chegam às estrelas mui merecidamente, me apresso a dizer, é claro!) é essencial, além de outras qualidades, que o pretendente tenha herdado um nome “estrangeirado”, tipo Blower, Reifschneider, Hofmann, Saito, Sperry, Bhering, Asvolinsque, Lencastre, Sfoggia, Denizart, Wellington, Pettengill, e muitos e muitos outros nomes de difícil pronunciar. E a piloto de caça, então, só não vai, se não quiser! Dificilmente, muito dificilmente mesmo, o cristão que haja herdado um nome aportuguesado; um Manuel, um Antônio, um Joaquim, consegue por lá chegar.  

Mas é graças à religião tão Católica, tão Apostólica e tão Romana que muitas brasileirinhas são obrigadas a carregar pesadas cruzes pelo resto de suas espinhosas “vias sacras”. São tantas as Marias: das Graças, das Dores, das Neves, da Consolação, do Socorro, dos Céus; Aparecidas, Auxiliadoras, Severinas; até Maria do Purgatório esse nome eu já ouvi... Só ainda não ouvi Maria dos Infernos.

Maria Dilma Rousseff Lula de Tantos Infernos, esse nome eu já ouvi. Isso tudo, pra terminar, sem citar os nomes de santos, santos tão brasileirinhos; brasileirinhos como eu; não sei se o de vocês também... kk.

Coronel Maciel.

 

Um comentário:

Coronel Maciel. disse...

Não sei se os senhores já “ouviram dizer” -- mas essa questão de nome (não sei se ainda na nossa Marinha de Guerra; mas parece que nas “Marinhas” do mundo inteiro ainda é assim) -- costumava-se dizer que alguns oficiais eram promovidos devido terem “sangue azul"...