segunda-feira, 10 de junho de 2019

HERMENÊUTICA.


Hermenêutica Tupiniquim.
Manda me dizer o Spíndola, juiz e filósofo aposentado, morando hoje lá em Belém do Pará, que eu devo me ater somente em coisas de aviação, coisas que eu conheço mui pouco e muito porcamente, e deixar com os verdadeiros “Juízes”, não digo alguns desses que andam esculhambando com o coitado do nosso STF, essas questões “Hermenêuticas”; e me lembrou o caso contado pelo Bertold Brecht, grande dramaturgo alemão, comunista, mas que não se dava bem com o Stálin e seus capangas, de um caso acontecido lá nas montanhas do Cáucaso, quando o Juiz Azdak, que vivia mais bêbado que eu, nos meus saudosos tempos de grandes  farras e bebidas, a história de Gruscha, criada do governador de um reino invadido, que  foi morto e cuja  esposa fugiu para escapar também da  morte, deixando para trás seu filho. Ora, Grucha, fica com a criança, tornando-se a verdadeira mãe do menino abandonado; passados alguns anos, Grucha e Miguel, o filho-herdeiro, são encontrados pelos guardas enviados por Natela, a mãe que pariu o garoto; e a partir daí entra em ação o nosso Juiz Azdak, que, a seu modo e bel prazer, se dizia o defensor da honra, da moral e da dignidade dos bêbados, dos vagabundos e vagabundas da cidade -- foi designado para decidir o futuro da criança: -- Quem deveria ficar com o menino? Azdak então mandou fazer o tal “Círculo de Giz Caucasiano”, colocando o menino no meio e cada uma “das mães” deveria puxar pelo braço e com toda força o menino; ora, Grucha, não querendo machucar a criança, perdeu a questão; foi quando o Azdak, levantou-se e proclamou a sentença, dizendo, já meio puto da vida e com a cabeça bastante quente: -- Porra nenhuma! Quem vai ficar com a criança é a nossa amiga Grucha, mandando a mãe que pariu, pra longe e pra puta que a pariu. Se tivéssemos, hoje, aqui neste Brasil tão grande, tão amado e tão “fedido”, um Juiz tipo o velho Azdak, mandaria logo esses viados todos que querem derrubar o Moro, também pra puta que os pariu!
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: