segunda-feira, 13 de julho de 2015

Você faria tudo de novo?

Eu, sim! Menino ainda, na minha doce e morena Belém do Pará, eu ficava horas esquecidas olhando o céu do quintal de minha casa, imaginado coisas... Sonhando coisas... Sonhando, sonhando...  Naqueles idos de 1950, eu ficava olhando o voo dos “Catalinas” da FAB lá no alto, lá no céu, beijando as nuvens, em voos de treinamento de estóis, monomotor simulado, velocidade reduzida, arremetidas no ar e tantas outras manobras necessárias para tornar os pilotos aptos para os perigosos voos sobre o “Inferno Verde”, outro nome da majestosa floresta amazônica.  Em frente de casa ficava a “reta final” para pouso no aeroporto internacional de “Val-de-Cans”. Os “grandes”aviões da época eram os Douglas DC-3, os Curtiss C-46, os elegantes “Constelations”, das antigas companhias de aviação: -- Cruzeiro do Sul, Lóide Aéreo, NAB, PANAIR. Vez em quando chegavam aviões da PANAM, vindo dos Estados Unidos, para pousos técnicos em Belém. Chegavam de tardezinha vindos do Rio, São Paulo, Manaus, Santarém... Miami... Passavam tão baixos, com seus trens e flaps baixados, quase roçando as linhas enceradas dos nossos “papagaios”. Já naqueles tempos os meus sonhos se resumiam em ser piloto daqueles “enormes” aviões! Não deu outra: com 16anos, 1957, ingressei na EPC do Ar, em Barbacena, “a cidade das rosas e do melhor clima do Brasil”, de onde “decolei” para grandes e saudosas missões nos aviões da nossa querida Força Aérea Brasileira!
Coronel Maciel.




Nenhum comentário: