quinta-feira, 2 de abril de 2020

UM VELHO E UMA VIRGEM.


A encontro de um velho com uma linda menina virgem.
Perguntaram pra mim se eu tenho medo de morrer. Ora, se até o Papa, um dos únicos que tem o passaporte carimbado para entrar no céu tem, imaginem eu que tenho minhas santas e eternas dúvidas sobre a existência de céus, infernos e até de outras vidas por aí; estou com a Cecília Meireles que dizia: -- Um dia eu sei que estarei muda; mais nada. Estou também do lado do “meu amigo” Gabriel Garcia Marques, prêmio Nobel de Literatura, que escreveu, na minha sempre mais que imperfeita opinião, o livro   mais que perfeito; o livro mais sensual e sincero que acabo de reler; um livro de poucas páginas, como os que eu gosto de ler: “Memórias de Minhas Putas Tristes”. Que livro! Principalmente para quem já está na Final Curta, como eu; um livro que relata a história de um velho “Reformado” que sempre foi um medíocre na vida; que sempre viveu sem grandes realizações. Gabriel nos relata o encontro de um velho que no dia em que completou 90 anos; vejam bem, noventa anos; pede a uma cafetina que lhe arranje uma “menina que fosse jovem e virgem”, para passar a noite do seu solitário aniversário. Daí em diante sua vida mudou. Descobre duas coisas que se encontram, que se perseguem; que atormentam uma grande maioria de homens: -- A impotência e o encontro com um grande amor! Garcia dá um enfoque muito seu para essa história, que é a história de um amor quase platônico; me apresso em dizer que não o recomendo àqueles conhecidos “carolas” das nossas santas e amadas Igrejas. Vou ficando por aqui lembrando aos mais “idosos” que corram e venham “viver” aqui em Natal enquanto é tempo; enquanto o “vírus” não chega, e onde ainda se pode encontrar camarões na brasa e lagostas grelhadas, acompanhadas das mais lindas “louras ” geladas... kkkkk
Coronel Maciel.

Nenhum comentário: